O Cemitério Municipal São Francisco de Paula completa, no dia 1º de dezembro, 161 anos. Para celebrar a data, estão programadas visitas noturnas, visitas focadas na arquitetura e sarau de poesias dos principais poetas ali sepultados. A pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, está organizando a programação e, em conjunto arquitetos e escritores, vai conduzir as atividades.

A intenção é resgatar o potencial histórico, artístico e cultural contidos no cemitério mais antigo da capital de Curitiba explica Clarissa. A programação, que tem início na sexta-feira (27), vai contar com três modalidades de atividades. A primeira será a visita noturna, na qual os participantes são convidados a conhecer o cemitério e suas histórias sob a luz de lanternas, em noite de lua cheia. O passeio tem início às 20 horas, com três horas de duração.

No sábado pela manhã (28), Clarissa e o arquiteto Fabio Batista farão uma visita focada na arquitetura. Os participantes conhecerão os principais referenciais arquitetônicos presentes no Cemitério Municipal como exemplares modernistas, paranistas, art decó que serão visitados durante o percurso trazendo um pouco da história do local, suas tipologias construtivas e materiais empregados na construção dos túmulos.

Durante a tarde, autores como Ivan Justen Santana, Ricardo Pozzo, Eduardo Capistrano e o Coletivo Marianas declamarão poemas dos principais poetas paranaenses como Helena Kolody, Emiliano Pernetta, Emílio de Menezes, que estão enterrados no local.

No domingo (29), será realizada uma nova visita com o foco na arquitetura e um novo sarau de poesias.

Os interessados em participar das atividades, deverão realizar sua inscrição via e-mail no endereço [email protected] apontando qual a data e a atividade que deseja participar, nome completo, idade e número do RG. Os grupos serão formados por um número máximo de 40 participantes por atividade.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, 27/11 – das 20h às 23h – Visita guiada noturna

Sábado, 28/11 – das 9h às 12h – Visita guiada focada em arquitetura

Sábado, 28/11 – das 14h às 17h – Sarau de poesias paranaenses

Sábado, 28/11 – das 20h às 23h – Visita guiada noturna

Domingo, 29/11 – das 9h às 12h – Visita guiada focada em arquitetura

Domingo, 29/11 – das 14h às 17h – Sarau de poesias paranaenses