Na tarde desta segunda-feira, 23, em abordagem de rotina, na BR487, km 09 no Posto da PRF unidade Porto Camargo, a PRF pode ter retirado de circulação uma quantidade de maconha que poderá chegar a mais de vinte toneladas. A droga estava escondida em um Bi-trem que, aparentemente, estava carregado com milho.

Depois de realizarem a abordagem ao caminhão, os PRFs examinaram a nota fiscal que apontava o transporte de soja. Porém, durante a fiscalização, grãos de milhos começaram a cair pela lateral da carreta, o que chamou a atenção dos policiais.

O grupo de policiamento com cães da PRF, que estavam no local, foi acionado. Quando o primeiro cão foi solto sobre a carga, ele logo deu sinais que havia farejado a droga. O segundo cão teve a mesma reação. A partir deste momento, os policiais retiraram a lona das carretas e descobriram a grande quantidade da droga, a qual estava a poucos centímetros abaixo da carga. Quando abriram uma das laterais do veículo, o milho que cobria o entorpecente caiu sobre a via, revelando a grande quantidade de maconha.

O condutor declarou que sabia que havia drogas na carga e que estava tentando passar pela unidade operacional da PRF durante o período que estava chovendo, pois esperava não ser fiscalizado. Aos PRFs, ele revelou que pegou a carga em Amambai-MS, cidade perto da fronteira com o Paraguai e deixaria próximo de Paranavaí-PR.

Neste momento, um comboio de viaturas, com o apoio da Divisão de Operações Aérea da PRF, escoltam a carreta para a Polícia Federal de Guaíra-PR.

Tão logo a carga passe pela balança de pesagem de caminhões, divulgaremos o total da carga.

A maior apreensão de maconha feita pela PRF foi em 2010, no Posto de Santa Terezinha de Itaipu totalizando 21t. A estimativa é que esta apreensão possa ultrapassar esta pesagem.