A ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária acaba de inaugurar o seu mais novo trem turístico em Guararema-SP. A composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra entre 1896 e 1937, é tracionada por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos em 1927, a maior em atividade no Brasil, que percorre o trecho entre a Estação Central de Guararema e a Vila Luis Carlos, num total de 6,8 km de extensão.

A locomotiva foi fabricada pela Baldwin Locomotive Works e, diferente das locomotivas mais comuns, a 353 possui 3 cilindros o que a torna mais potente e veloz. Entre outros trabalhos, a locomotiva 353 era utilizada no trem conhecido como Cruzeiro do Sul, entre 1929 (ano em que chegaram os carros de aço ACF – American Car & Foundry, que faziam o trem) até 1945, quando as locomotivas a diesel ALCO RS1 assumiram o Cruzeiro do Sul até 1950, quando ele foi suprimido, dando lugar ao Santa Cruz. A partir dos anos 50, a 353 puxava trens de passageiros secundários com carros de madeira, pequenos trens de carga e trens de serviço ou lastro, até sua aposentadoria nos anos 60. A 353 também é popularmente conhecida por Velha Senhora e após sua aposentadoria, ficou por décadas guardada no depósito de Cachoeira Paulista e por volta de 1997/1998, foi transferida para a ABPF. Agora foi totalmente restaurada e é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.

O Trem de Guararema-SP tem como trajeto o trecho compreendido entre a Estação Central de Guararema e a estação da Vila Luis Carlos, perfazendo o total de 6,8 km. A Estação de Guararema, construída em 1891,  totalmente restaurada, conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação. Os viajantes poderão usufruir de um trajeto de bela paisagem e muito verde. O destino final da viagem é a Estação de Luis Carlos, datada de 1914, que foi restaurada em 2011, pela Fibria, através de lei de incentivo e compõe com a revitalizada Vila de Luis Carlos, um cenário especial para uma verdadeira volta ao passado. O local  conta com comércio típico para atender aos visitantes. É feita uma parada de 1:30hs no local, para que seja possível conhecer a vila. Depois o trem retorna a Guararema, que fica no estado de São Paulo, a aproximadamente 40km de São José dos Campos e a 80km da capital.

O Trem de Guararema faz parte do Projeto Trem é Turismo da ABOTTC –Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais em parceria com o SEBRAE, que tem como objetivo aprimorar o atendimento aos clientes, fortalecer a governança e a cooperação com os pequenos negócios do entorno e realizar a promoção no mercado para ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos, através do crescimento de fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais.

 

 

SERVIÇO:
No Trem de Guararema o valor atual é de R$50,00 por pessoa, valor promocional de inauguração válido para todas as idades, até 31/12/2015. O passageiro tem direito a transportar, sem pagamento, uma criança de até cinco anos, por responsável, desde que não ocupe assento (viajando no colo).
O trem funciona normalmente todos finais de semanas, com partidas as 10:00hs (chegando de volta em Guararema as 12:30hs) e 15:00hs (que chega de volta as 17:30hs
O horário das 15:00h no domingo é sujeito a confirmação: confirmar através do email: [email protected]

Maiores informações com Bruno Sanches, da ABPF, pelo telefone 12. 98226.9293.

Elizabeth Camarão – Tel: 21.2521.3249 e 99124.1172