Quando as janelas do Palácio Avenida se abrirem, a partir desta sexta (27) até 13 de dezembro, um grupo de 59 estudantes de três escolas municipais de Curitiba estará entre as crianças do coro da 25ª edição do espetáculo de Natal do HSBC.

Os meninos e meninas têm entre 8 e 10 anos e foram selecionados para representar a rede municipal de ensino de Curitiba no espetáculo que é um dos maiores eventos do calendário festivo da cidade porque participam do projeto de Coral desenvolvido em suas escolas.

As apresentações de Natal terão início nesta sexta-feira (27), às 20h15, com a participação de 130 crianças que cantarão nas janelas do prédio histórico e encenarão personagens natalinos – 59 estudantes da rede compartilham o espaço com crianças atendidas por projetos sociais.

Os estudantes das escolas municipais são do CEI Bela Vista do Paraíso, no Santa Cândida, Escola Colombo, no Sítio Cercado, e Sophia Gaertner Roslido, no Alto Boqueirão, e que representarão 2,5 mil colegas estudantes que participam do projeto de Coral desenvolvido em pela Secretaria Municipal da Educação em 50 escolas da rede.

Estamos orgulhosos de termos nossos estudantes incluídos neste belíssimo espetáculo, que é uma importante referência da cidade para todo o mundo. Recebemos o convite do Instituto HSBC como reconhecimento pela qualidade do ensino que temos ofertado nas escolas municipais da nossa cidade, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Neste ano, pela primeira vez, haverá uma orquestra de cordas com as crianças tocando os instrumentos musicais, formando assim um cenário completo de vozes, sons, cores e luzes.

Vou realizar um sonho que tenho desde pequenininha e que aumentava a cada nova apresentação que minha família me levava para assistir. Desejei tanto estar em uma daquelas janelas que nem pude acreditar quando a professora me contou que eu me juntaria àquelas crianças neste ano, diz a estudante da Escola Municipal Colombo, Gabriela de Almeida Bergossi, de 8 anos.

Gabriela estuda no 3º ano do ensino fundamental e participa do Coral Canta e Encanta, regido pela professora Esmeralda Rovani. Participar no espetáculo de Natal tem feito a estudante aprimorar as aulas de canto em ensaios oferecidos pelo programa HSBC Educação, o que a menina faz com dedicação. Gosto muito de música e canto com paixão. Deve ter sido por isso que fui escolhida, diz a estudante.

Ter a escola representada no espetáculo é motivo de muita comemoração para a Ana Paula Nogueira dos Santos, diretora da Escola Colombo. Além do reconhecimento ao talento das crianças, da valorização do trabalho das professoras, Ana Paula festeja o fato de os ensaios terem ampliado o relacionamento das famílias com a escola. Os ensaios aconteceram à noite e nos fins de semana e foi preciso dedicação e empenho dos pais para que as crianças estivessem lá. Foi uma parceria incrível e inesquecível. A emoção tomou conta de todos durante o ensaio geral, nem posso esperar pela estreia dos nossos estudantes, diz Ana Paula.

Para participar do Coral de Natal, as crianças passaram por ensaios para ampliar o conhecimento musical e estabelecer novas relações com as crianças incluídas em diferentes programas. Estou muito emocionada por participar de tudo isso. Eu fiz amigos, melhorei meu canto e aprendi coreografias novas. É um presente especial que eu recebi, diz a estudante da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso, Nicole Araújo, de 11 anos.

A vice-diretora da escola, Cláudia Maria Carvalho, ressalta a importância do estímulo musical promovido na estudante pela maestrina Joyce Heindyk, do Coral Estrelas do Paraíso, oferecido como atividade extraclasse na escola. É maravilhoso ter este retorno como reconhecimento do trabalho feito na escola. Nossos estudantes estão tendo a oportunidade de ter um novo olhar de partilharem novas e importantes experiências, disse Cláudia.

Para a Patrícia Lazarin, diretora da Escola Municipal Sophia Gaertner Roslido, o sentimento é também de orgulho e gratidão. É uma oportunidade que estamos valorizando muito, que contagiou a todos na escola e que nos permitirá apresentar para a cidade nosso trabalho e os talentos que nossas escolas têm, disse Patrícia.

A estudante Isabelle Santos da silva, de 10 anos, é uma das crianças do Coral Alegria de Viver, regido pela maestrina e professora Giseli Negri que cantará no Palácio Avenida. Milhões de pessoas vão assistir a mim, aos meus colegas e aos meus novos amigos e isso é empolgante, diz Isabelle.

O Coral de Natal é uma iniciativa que faz parte do Programa HSBC Educação, que beneficia anualmente mais de 400 crianças e adolescentes, de projetos sociais de Curitiba e região metropolitana. O Programa é composto por iniciativas que proporcionam atividades de complemento escolar, educação musical, formação para iniciação no mercado de trabalho e atendimento psicossocial e médico.

O Programa também oferece atividades de capacitação aos profissionais que trabalham nas instituições, tendo como foco a educação emocional das crianças e da equipe técnica. A produção do espetáculo é da BFerraz, agência de comunicação que há cinco anos desenvolve o Natal do HSBC. Em comemoração aos 25 anos do Natal do Palácio Avenida, a agência criou uma retrospectiva de todos os espetáculos já apresentados – roupas, músicas, adornos de outras edições ganharam uma nova leitura. “Pensamos em cada detalhe desse projeto para torná-lo especial pelo seu simbolismo, afinal de contas são 25 anos de um espetáculo que faz parte do calendário cultural e turístico não só da cidade, mas do País. Nossas equipes de planejamento, produção e direção criativa passaram um ano envolvidas no Natal do Palácio Avenida para criar uma edição histórica e entregar um presente do HSBC para Curitiba, diz Bazinho Ferraz, CEO da BFerraz.