Os 602 brinquedos arrecadados pela campanha Natal Solidário, da Prefeitura de Curitiba, foram entregues oficialmente, nesta sexta-feira (27), à Associação Beneficente Renascer, entidade que atende crianças e jovens com deficiência.

A campanha é voltada para atletas e paratletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e comunidade em geral. É organizada pela coordenação de contrapartida social do Departamento do Incentivo ao Esporte e Promoção Social, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Todos os anos, uma associação beneficente é escolhida para a destinação dos brinquedos. A Associação Renascer, localizada no Prado Velho, presta atendimento para 156 crianças e jovens que apresentam Transtorno Global de Desenvolvimento (TGB), representado por síndromes como autismo e hiperatividade.

Essas crianças são também bastante carentes. Muitas delas nunca ganharam um brinquedo. Por isso, esta doação é extremamente importante para nós, diz a diretora da escola, Vera Lúcia Bedin de Oliveira.

Os brinquedos foram arrecadados durante um mês, por meio de doações dos atletas beneficiários da Lei de Incentivo ao Esporte e também em ações da comunidade. Usuários do Centro de Atividade Física da Praça Ouvidor Pardinho, por exemplo, arrecadaram cerca de 100 brinquedos, em uma iniciativa coordenada pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria, da Administração Regional da Matriz.

Simultaneamente à entrega simbólica dos brinquedos, as crianças e adolescentes participaram de uma atividade recreativa, com jogos como tênis de mesa e brinquedos oferecidos pela Secretaria.

Participaram da atividade atletas beneficiários da Lei Municipal do Incentivo ao Esporte, entre eles, o triatleta Thiago Assad, a paratleta de tênis de mesa, Sônia Maria de Oliveira e o professor de educação física Caio Graco, que ministrou uma oficina de futebol de salão.