O Ribeirão dos Padilhas, no bairro Alto Boqueirão, está sendo limpo por equipes da Prefeitura de Curitiba. O trabalho começou no início desta semana e deve ser concluído até a próxima sexta-feira (18), com o uso de escavadeira hidráulica. O trecho de aproximadamente 7 quilômetros recebeu limpeza em junho e agora o mesmo trabalho é feito principalmente nos pontos críticos de acumulação de areia e sedimentos.

Com o serviço, a intenção é melhorar o escoamento e fazer a prevenção no caso de muita chuva, minimizando possibilidade de alagamentos.

No momento, a máquina está trabalhando próximo à Vila Érico Veríssimo, na marginal da Rua Campina da Lagoa, com serviços executados pela secretaria Municipal de Obras Públicas.

Os trabalhos preventivos de limpeza e desassoreamento dos rios e canais, que na gestão do prefeito Gustavo Fruet estão ocorrendo frequentemente, estão minimizando os impactos das chuvas,  disse o administrador da Regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto.

Para Osman Pestana de Moraes, de 68 anos, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Nossa Senhora do Pilar, a medida de prevenção é essencial. Acompanhamos de perto os trabalhos de limpeza realizados no Ribeirão dos Padilhas, sempre junto com a Regional e os núcleos de proteção e defesa civil. É um trabalho que há muito tempo não ocorre na região e que é fundamental para melhorar o escoamento das águas e evitar enchentes, disse Osman, que foi eleito para representar Curitiba e o Paraná na Conferência Nacional de Defesa Civil.

 Se o rio não estiver limpo, o pior vai acontecer. É um trabalho que precisa ser reconhecido disse João Martins, vice-presidente da associação.

Representantes homenageados

A Regional Boqueirão prestou uma homenagem ao grupo de agentes voluntários, dos bairros que abrangem a regional, e integram os Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários (Nupdec’s).

Para Augusto Meyer Netto, os representantes são os olhos das ocorrências. Eles auxiliam enormemente a Regional Boqueirão nos eventos de Defesa Civil. Só na Regional Boqueirão temos homologados cinco Nupdec´s que são: Carmo, Esmeralda, C.R. Boqueirão, Jardim Paranaense e Pantanal. São nossos olhos nas ocorrências, bem como na prevenção, afirmou o administrador.

Itinerário ampliado

Outra ação da Prefeitura em conjunto com a Urbs, realizada próxima ao local da limpeza no Ribeirão dos Padilhas, foi a ampliação do itinerário da linha do ônibus Érico Veríssimo/Pantanal. Após reuniões com a equipe da Regional Boqueirão, a antiga reivindicação foi colocada em pauta e atendida. Agora a linha segue por mais seis quadras, passando pela Vila Nossa Senhora do Pilar.

Desde o dia 12 de dezembro, a linha teve seu itinerário estendido (veja no mapa) pelas Ruas Campina da Lagoa, Travessa Elizabete Charlote Brand. A comunidade comemorou a mudança que beneficiou mais de 500 famílias e transferiu também o ponto final para um local mais seguro.

O comerciante Rogério Moraes de Souza, de 56 anos, uma das lideranças da comunidade, percebeu a mudança. Quem andava cinco, seis quadras longas, agora tem o ponto de ônibus perto de casa. Beneficiou a todos, do trabalhador que pega cedo ao estudante que chega tarde da noite, comentou Souza.