A Operação Réveillon da Polícia Militar do Paraná (PM) teve bastante trabalho  no Litoral no Estado, durante a virada de ano. O balanço da operação foi divulgado nesta sexta-feira (1º) e compreende o período entre as 17 horras de quinta-feira (31) e as 17 hras desta sexta. Nesse período, houve dois homicídios, 250 pessoas foram abordadas – das quais 11 foram detidas – e 60 veículos acabaram abordados (dos quais cinco foram apreendidos). Além disso, foram emitidas 116 multas de trânsito e houve 12 termos circunstanciados – sete por perturbação do sossego, um por briga e quatro por porte de droga.

Os homicídios aconteceram em Matinhos e em Pontal do Paraná. Um deles ocorreu por volta das 4h30 desta sexta-feira, na Avenida Atlântica, em Matinhos. Após o crime, o suspeito fugiu, mas foi capturado por uma equipe da PM na Avenida Paraná. “Durante a abordagem, o homem, que já tinha passagens, confessou à equipe policial que havia cometido o crime, no entanto não estava mais com a arma de fogo utilizada”, falou o Subcomandante do Verão Paraná 2015/2016 pela Polícia Militar, capitão César Kamakawa.

O outro homicídio, por arma de fogo, ocorreu por volta das 21h05 de quinta-feira (31/12), na Rua Sergipe, no balneário Mirassol. Quatro homens, um deles armado, chegaram a uma residência, chamaram pelo homem e atiraram. “Esta vítima inclusive já era cadeirante, pois já haviam tentado contra a vida dele, deixando-o nestas condições, e infelizmente nessa madrugada conseguiram alcançar o objetivo criminoso”, explicou Kamakawa.

A Operação Réveillon foi montada para garantir a tranquilidade dos veranistas e moradores do litoral durante o réveillon nas praias paranaenses. Seguindo avaliação da PM, o esquema de segurança funcionou perfeitamente. Os policiais registraram poucas ocorrências de gravidade, apesar da grande quantidade de pessoas que deslocaram às praias do Paraná para a virada de ano – quase 2 milhões nas sete cidades litorâneas.

Nas praias

Em Guaratuba os policiais militares abordaram 159 pessoas e sete veículos (um foi aprendido), detiveram uma pessoa por embriaguez ao volante, emitiram 54 notificações de trânsito e lavraram três Termos Circunstanciados, sendo dois por perturbação do sossego e outro por porte de droga.

Em Pontal do Paraná foram 59 abordados (sete detidos, dois por porte de drogas, duas por furto, duas por violência doméstica e uma por porte de simulacro). Nas ações, um veículo e um simulacro de arma foram apreendidos, bem como três Termos Circunstanciados foram lavrados, dois por perturbação do sossego e um por vias de fato (briga).

Já em Matinhos as equipes abordaram 32 pessoas, das quais três foram detidas (sendo uma por homicídio, uma capturada por ser foragida da justiça e uma por violência doméstica). Os policiais também vistoriaram 37 carros e apreenderam um, além de 16 motos, sendo duas recolhidas. Nas ações foram 62 notificações de trânsito emitidas e seis Termos Circunstanciados lavrados (três por perturbação do sossego e três por porte de droga).

Além do policiamento regular, foi feito o policiamento com motocicletas, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Companhia GIRO (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéras (BPMOA) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além do Serviço Reservado. Para apoiar os trabalhos das equipes, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) – antigo Grupamento Aero-Policial Resgate (Graer) – operou com um helicóptero para ajudar na fiscalização e em eventuais resgates de vítimas de trânsito e afogamento.