Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo e assim a cantilena se arrasta como se o virar do calendário não fosse apenas um virar de calendário. Finalmente especialistas se atentaram a divulgar que essa necessidade imposta de fazer um balanço e planilhar a vida, como se todos fosse da área de vendas para bater metas, é uma tremenda balela e até pode ser nocivo.

Minha crítica não é quem pula as ondinhas, come grãos de romã, escreve o nome dos Reis Magos nas folhas de louro ou usa branco como forma de simbolizar suas expectativas. O que o século XXI nos demonstra é que estamos um pouco cansados dessas regras gerais de ano novo, tudo novo. O tudo novo pode ser amanhã, num final de domingo ou quando você realmente tem um insight para que isso aconteça.

Acho mais válido e sólido você planejar uma viagem, estudo, trabalho, mudança de hábitos quando isso realmente estiver amadurecido no plano das ideias e do coração, do que simplesmente usar as crendices para se obter êxito. Sou crente no Divino, mas os milagres acontecem com quem se esforça, quem vai à luta, quem provoca a mudança.

Não gosto do Natal e do Ano Novo – Cada vez é mais comum ouvir isso sem parecer um pecado mortal. Nem acho que seja o não gostar, mas sim, determinar em época do nosso pico do cansaço físico e mental estar disposto a reuniões familiares, resumir o encontro a comilança e troca de presentes. Praticamente todos estão esgotados, reta final da firma, da escola, das provas da faculdade, do vestibular e ai você tem que estar com o resultado do ano em dia: mais magro, mais rico, mais, mais, mas?

Quando você percebe que engordou, em vez de ser promovido foi demitido e que seus relacionamentos não sobreviveram a corda bamba, você culpa quem? O ano. A morte do seu ídolo de rock, a crise econômica, o atentado do outro lado do oceano. É mais fácil delegar a responsabilidade a um ano sabático do que realmente ver que a vida é assim, são ciclos bons e ruins, independente se você for bom ou ruim.

Mas a educação cabe em qualquer lugar e desejo a você um Feliz 2016!

Mais sobre o assunto você pode ler na matéria Nunca tome uma decisão entre o Natal e o Ano-Novo, aconselha psicanalista http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/12/nunca-tome-uma-decisao-entre-o-natal-e-o-ano-novo-aconselha-psicanalista-4933614.html

Ronise Vilela é jornalista e mãe. Sugestões de pauta podem ser enviadas para [email protected]