O Google e a Ford vão anunciar em janeiro, na feira de produtos eletrônicos CES, em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma parceria para o desenvolvimento de automóveis de condução autônoma, capazes de rodar em ruas, avenidas e estradas sem a necessidade de um motorista. A informação foi publicada no site Yahoo! Autos.

Carro Autônomo II
O Google já está há alguns anos trabalhando no projeto de veículos autônomos e tem protótipos rodando em diferentes localidades dos Estados Unidos. Com o acordo, a gigante de tecnologia poderá agilizar a construção de um modelo a ser vendido ao consumidor final graças à experiência da Ford em processos produtivos.

Controle de tração I
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade a partir de 2020 em todos veículos zero-quilômetro comercializados no Brasil, depois de fazer o mesmo com os freios ABS e o airbag duplo desde 2014.

Controle de tração II
A decisão será aplicada em duas etapas. Na primeira, em 2020, vai valer apenas para novos modelos e veículos que passaram por grandes mudanças, como troca de geração. A partir de 2022, a obrigatoriedade começa a vigorar para todos os modelos, inclusive aqueles lançados antes de 2020.

Fim VW Das auto
Os problemas provocados pela fraude do software que controla os níveis de emissões dos motores a diesel da Volkswagen parecem não ter fim. De acordo com a agência de notícias Reuters, a Volkswagen vai, aos poucos, deixar de usar o slogan Das Auto (O Carro, traduzido do alemão para o português), lançado em 2007. Questionado, um porta-voz da empresa se recusou a confirmar que o lema estava morto, mas reconheceu que será substituído por um novo, em que será lançado em estágios em todo o mundo. A decisão de abandonar a famosa frase teria surgido durante uma reunião com um grupo de 2.000 gestores. Segundo a reportagem, a ideia da empresa é sair do ar pretensioso que o slogan passava.

Ítalo-indiano
 O grupo indiano Mahindra é o novo dono do estúdio de design de carros italiano Pininfarina. A negociação foi fechada por cerca de 33 milhões de euros, ou seja, aproximadamente R$ 140 milhões. A Pininfarina tem no currículo projetos de modelos da Ferrari, Maserati, Peugeot, Rolls-Royce e Cadillac. O acordo determina que a Mahindra & Mahindra controlará 40% da empresa, enquanto a unidade de serviços de TI Tech Mahindra ficará com os outros 60%. 

Recalls
Em 2015, entre os meses de janeiro a novembro, cerca de 106 recalls foram contabilizados. As convocações envolvem um número de automóveis 188% maior que os de 2014, quando foram realizados 83 chamados. De acordo com a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, 2,7 milhões de carros precisaram de reparos até agora em 2015, ante os 964 mil do ano passado. O sistema de airbags lidera a lista, com 20 chamados que envolvem 1,3 milhão de veículos.