A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) intensificou sua atuação junto aos municípios paranaenses, em 2015. São projetos que beneficiam diretamente os gestores públicos municipais e a população, que passa a receber serviços públicos mais eficientes.

É o caso da Escola de Gestão Inteligente, desenvolvido pela Celepar e Tecpar, lançado em novembro passado pelo Governo do Estado, que objetiva capacitar 2,9 mil servidores municipais até o ano de 2018.

A tecnologia é uma ferramenta eficiente para modernizar a gestão pública junto às prefeituras paranaenses, explica o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

PARCERIA – Na parceria, a companhia é responsável por desenvolver a plataforma tecnológica que planeja, organiza, controla e disponibiliza os cursos ofertados pela Escola de Gestão. A Celepar também define a capacidade e o nível de serviço da solução tecnológica, disponibiliza recursos para a evolução, treinamento e capacitação relacionados à solução tecnológica e dissemina e expande o potencial de entrega junto aos Núcleos Regionais da companhia.

Em paralelo, a empresa também auxilia o Tecpar com os conteúdos das aulas e disponibiliza instrutores.

PRIMEIRO CURSO – O primeiro curso voltado a gestores de prefeituras paranaenses ocorreu no dia 15 de dezembro. O módulo I da capacitação abordou contratos administrativos e foi ministrado na Celepar por Vinícius Augusto Moura, empregado da companhia.

Entre os alunos do curso estavam o prefeito de Cambé, João Pavinato e o secretário municipal de Administração, Paulo Humberto Pizzaia.

REDE 399 – A Celepar e a Secretaria para Assuntos Estratégicos efetuaram uma reformulação no Rede 399 – Internet para Todos. O programa de inclusão digital tem por objetivo diagnosticar a realidade de cada região e encontrar as soluções para levar a internet a toda extensão territorial dos municípios.

Com a nova proposta, colocada em prática em 2015, a secretaria passa contatar cada município individualmente, utilizando para tanto os núcleos da Celepar instalados no interior do Estado. O Rede 399 busca levantar a situação em telecomunicação, telefonia e internet, nas cidades paranaenses.

Até o final deste ano foram finalizados dez levantamentos básicos nos municípios de Tupãssi, Campo Magro, Campina do Simão, Ribeirão Claro, Alvorada do Sul, Jussara, Mariópolis, Guaraqueçaba, Porto Vitória e Maria Helena.

Além disso, estão em processo mais 20 diagnósticos, envolvendo as cidades de Antonina, Bom Sucesso do Sul, Boa Ventura do São Roque, Campo do Tenente, Céu Azul, Chopinzinho, Conselheiro Mairinck, Floresta, Icaraíma, Joaquim Tavora, Morretes, Ortigueira, Piraquara, Porecatu, Reserva, Tamarana, Tamboara, Terra Roxa, Vera Cruz do Oeste e Virmond.

Ubiratã foi o primeiro município a implantar o Rede 399, fato que ocorreu em julho passado. Balsa Nova já está com 90% da rede de fibra óptica instalada.a Celepar é a mais nova integrante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade,

LOJA DA CELEPAR – O Paraná é o primeiro estado a ofertar, por meio de sua empresa estadual de tecnologia da informação e comunicação, ferramentas aos municípios através de uma loja virtual. A loja, de acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, existe para levar às prefeituras soluções de inteligência voltadas à melhoria dos índices de qualidade dos serviços públicos municipais.

A Loja da Celepar (www.lojadacelepar.pr.gov.br) oferece 20 produtos em diversas áreas de governo, como saúde, administração, transporte, educação e gestão.

Atualmente, cerca de 170 prefeituras paranaenses já utilizam soluções desenvolvidas pela companhia, principalmente os sistemas de gestão de trânsito, ouvidoria, plano plurianual, manutenção de veículos, expresso, portal da transparência, informações aos municípios e gestão de recursos financeiros, que totalizam 201 soluções desenvolvidas pela Celepar em uso pelas prefeituras paranaenses.

 

Companhia passa a integrar movimento nacional pela cidadania e solidariedade

Por meio do Projeto Celepar Cidadã, a companhia desenvolve um trabalho de grande alcance social. Em 2015, uma população superior a 500 pessoas com idade acima de 60 anos foi atendida através de cursos gratuitos de acesso à internet e redes sociais. Nos últimos dois anos, o total passa de dois mil alunos, abrangendo Curitiba e mais 30 cidades do interior do Paraná, dentro do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa.

Em função desta capacitação, a Celepar é a mais nova integrante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, coordenado pela organização Nós Podemos Paraná, que tem entre suas metas o engajamento da sociedade no alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2000, todos voltados à melhoria da qualidade de vida da população mundial.

Pelo termo de adesão assinado em dezembro, a companhia se candidata ao Selo ODM, certificação destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM e, consequentemente, com o desenvolvimento local.