Mais de 32 mil pessoas receberam atendimento nas cinco Farmácias Escolas das Universidades Estaduais, em 2015. São serviços como aferição da pressão arterial, exames de glicemia (fita), orientações de saúde e fornecimento de medicamentos com prescrição médica.

As atividades oferecem campo de estágio supervisionado para os estudantes do curso de Farmácia e têm por objetivo prevenir, detectar e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a unidade tem um projeto de extensão que trabalha com o uso racional de medicamento. A diretora da Farmácia da Unioeste, Ionete Barzatto, lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% dos medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos.

Diante desta situação, que é muito preocupante, este projeto tem por objetivo orientar grupos portadores de doenças específicas e a comunidade acadêmica, sobre a importância do uso racional de medicamentos. Esperamos também que eles sejam multiplicadores destes conhecimentos, em seus lares, no ambiente de trabalho e no convívio social”, afirma.

PRÁTICA – Ao destacar o trabalho realizado nas Farmácias Escolas das Universidades Estaduais, a diretora da unidade de Ponta Grossa, Ana Cristina, enfatiza as ações realizadas com a comunidade dentro dos projetos de extensão.

O acadêmico poder pôr em prática todo o conhecimento adquirido durante os quatro anos de curso, com a participação em eventos de extensão envolvendo a comunidade, como a Semana da Saúde, a Campanha do uso racional de medicamentos, o Mutirão da Saúde. Sempre com o intuito de educar e alertar a população sobre a importância de cuidados com a saúde, do uso e manipulação adequados de medicamentos, analisa Ana Cristina.

A instituição de Ponta Grossa (UEPG) possui uma equipe de 80 pessoas, entre professores e alunos. A Farmácia Escola trabalha com toda a linha de medicamentos de referência e genéricos. Os medicamentos mais vendidos são os analgésicos e anti-inflamatórios, seguidos dos usados no tratamento de sintomas de gripes e resfriados e os de uso contínuo, para tratamento da pressão arterial e diabetes.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Farmácia Escola tem integração com a Farmácia Popular do Brasil e, juntas, desenvolvem projetos de pesquisa no contexto da assistência farmacêutica, além de outros projetos de extensão que têm o objetivo de orientação para a melhoria da saúde da população. A unidade de Maringá tem cerca de 100 alunos e 4 professores supervisionando.

Em Guarapuava, a Farmácia Escola da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro) tem uma equipe com 34 pessoas, entre professores, alunos, técnicos e estagiários. Além de fornecer medicamentos, realiza exames do projeto para a avaliação de parâmetros bioquímicos e glicêmicos de pacientes da Clínica Escola de Nutrição e análises parasitológica de fezes de crianças de todas as creches municipais de Guarapuava.

Para o aluno é de fundamental importância, pois pode colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, sempre com a supervisão de um professor e contato com o esclarecimento de dúvidas. A comunidade se beneficia com o entusiasmo do aluno em ajudar o paciente a ter uma conduta medicamentosa correta, melhorando a qualidade de vida, ressaltou o diretor da Farmácia Escola da Unicentro, Paulo Renato Oliveira.

SERVIÇO

Farmácia Escola Unicentro

Campus CEDETEG

Telefone: (42) 3629-8149.

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 7:00hs às 19h.

Segunda-feira, das 7h às 16h40.

Farmácia Escola UEPG

Campus de Uvaranas em frente à Central Telefônica

Telefone: (42) 3220-3247

De segunda a sexta das 8:15 às 11:45 e das 13:30 às 17:00.

Farmácia Escola Unioeste

Rua Universitária, 2069 – Bloco das Clínicas – Jardim Universitário

Telefone: (45) 3220-3270

Horário de funcionamento: Das 8h às 12h30 e das 13h30 às 20h.

Farmácia Escola da UEM

Universidade estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, Bloco Q.04, Maringá.

Telefone: (44) 3261-1390

Atendimento das 08h20 às 11h40 e das 13h30 às 17h25.

Farmácia Escola da UEL

Telefone: (43) 3348-2880 e 3371-5495

A Farmácia Escola se situa próximo à rotatória de acesso ao Ambulatório de Especialidades do HU – Antigo H