As chuvas do início da semana comprometeram o abastecimento em dezenas de cidades do Norte e Noroeste do Paraná e na maioria deles o serviço já foi totalmente restabelecido. Técnicos da Sanepar estão trabalhando, sem interrupção dia e noite.

Em Maringá, o fornecimento de água será totalmente normalizado domingo (17). Em Londrina e Cambé, 100% da população já está abastecida. A orientação da empresa, em situações como esta, é para que a população use água de forma racional.

MARINGÁ – O processo de tratamento de água foi retomado na manhã desta sexta-feira (15) em Maringá. A Captação está funcionando, neste momento, com dois conjuntos motobombas.

Ainda nesta sexta-feira, mais um conjunto motobomba será instalado, ampliando a produção para 50% da capacidade. Na parte da manhã, toda a água tratada produzida será encaminhada para as unidades de reservação. A previsão é a de que a partir das 14h os bairros localizados nas partes mais baixas da cidade comecem a receber água. A normalização do sistema será gradativa.

Sete pontos de atendimentos emergenciais estão disponibilizados à população: Praça Miguel de Oliveira, no conjunto Requião; Avenida Paiçandu com Riachuelo (em frente ao Centro Esportivo da Vila Operária); Avenida Kakogawa, esquina com Avenida das Palmeiras; Avenida Tuiuti, em frente ao Colégio Tancredo Neves, no Conjunto Ney Braga; Rua Bem-Te-Vi com Rua Iven Lagoano Pacheco; Jardim Aeroporto, na Rua José Balan, entre a Avenida Sincler Sambatti e a Rua Alo Ticoulat Guimarães; Jardim Alvorada, na rua São Silvestre, ao lado da Estação de Tratamento de Água. O atendimento está sendo feito das 8h às 22h, até que o abastecimento seja normalizado em toda a cidade.

NOVA ESPERANÇA – Na tarde da quinta-feira (14) a Sanepar executou serviços de dragagem do Ribeirão Paracatu, manancial de abastecimento de Nova Esperança, para a retomada da captação da água. A distribuição de 2 milhões de litros para 70% da população por meio da produção de água de dois poços continua. A Sanepar também disponibilizou à população um ponto para o abastecimento emergencial: na Avenida Santos Dumont, 503. Também o caminhão-pipa, que realiza o abastecimento do hospital, creche e postos de saúde, quando não está realizando esse serviço, percorre ruas dos bairros, abastecendo os moradores.

LONDRINA – A Sanepar retomou na noite de quinta-feira (14) a produção plena do sistema de abastecimento integrado Londrina-Cambé. Como os níveis dos reservatórios que distribuem a água ainda não estão totalmente recuperados, pode haver problemas pontuais em algumas regiões até o fim desta semana.

O temporal do início da semana afetou os dois sistemas de abastecimento responsáveis pelo fornecimento de água de Londrina e Cambé, os sistemas Tibagi e Cafezal. A inundação das captações, o excesso de turbidez e o desalinhamento de uma adutora fizeram com que 70% da população ficasse desabastecida.

Durante esse período, a Sanepar atendeu com caminhão-pipa todos os hospitais de Londrina e de Cambé. Na área de saúde, a prioridade foi atender os serviços onde havia internação.

ROLÂNDIA – Até domingo (17), o abastecimento de água em Rolândia deve atender a 60% da população. O anúncio foi feito na manhã de hoje (15) pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, durante entrevista coletiva na cidade. Profissionais da empresa, de várias regiões do Estado, estão trabalhando 24 horas por dia para a recuperação dos serviços de abastecimento na cidade. Em todo o Paraná, o sistema de Rolândia é o mais crítico. As chuvas do início da semana destruíram totalmente a unidade de captação e a estação de tratamento de água.

Para garantir essa produção, a Sanepar está captando água de um poço alugado da Cocamar e vai colocar em operação ainda hoje um outro poço, na região do Conjunto Santiago. Empresas da cidade estão colocando à disposição dos moradores água de poços, que não é potável, mas pode ser utilizada para lavar roupa, tomar banho e fazer limpeza.

ARAPONGAS – A produção de água de Arapongas deve atingir 100% no domingo (17). Esta é a previsão da Sanepar, segundo o presidente Mounir Chaowiche, que participou de entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira na cidade. A produção deve chegar em 30%, com a recuperação do poço da Fazenda Giocondo, que teve parte da adutora levada pela chuva. Este poço tem vazão de 90 m³/hora. O sistema também está funcionando com mais dois poços, o do Pedágio e o da região do Araucária, com 160 m³/hora cada um.

Além disso, a Sanepar trabalha para a recuperação da captação do Ribeirão dos Apertados e da estação de tratamento de água. Técnicos fazem a manutenção eletromecânica e a recuperação da adutora de água bruta. Ainda vão avaliar as condições da estação elevatória de água bruta, que estava inacessível.

Durante o dia de hoje, a prefeitura e a Sanepar disponibilizaram caminhões-pipa com água potável para as Vilas Aparecida, São João, Triângulo e Araponguinha, Jardins Colúmbia, Panorama, Piacenza, D. Martinha, Zona Sul e Jardim San Rafael.

APUCARANA – O abastecimento está voltando ao normal de forma gradativa na cidade de Apucarana. A previsão é a de que até este sábado (16) 100% da população estará abastecida. Nos bairros mais altos, onde demora mais a chegar a água distribuída, o abastecimento ainda não normalizou. Isso ocorre, porque o nível dos reservatórios ainda não foi completamente recuperado.

Em Wenceslau Braz, Nova América da Colina, Jandaia do Sul, Novo Itacolomi, Borrazópolis, Marilândia do Sul, Tomazina e Siqueira Campos – sistemas também afetados – o abastecimento já foi normalizado.