O grupo carioca Monobloco e o bloco curitibano Garibaldis e Sacis subirão no trio elétrico para dar o pontapé inicial do Carnaval 2016 em Curitiba. As apresentações, que fazem parte do pré-Carnaval, acontecem neste domingo (17), na Rua Marechal Deodoro, a partir das 15 horas. O Carnaval curitibano segue até o dia 8 de fevereiro, reforçando a proposta iniciada em 2013 pela Fundação Cultural de Curitiba, transformando a data em uma comemoração multicultural.

A Marechal também receberá, na semana seguinte (dia 24) – e pelo segundo ano consecutivo – o Carnaval Eletrônico (a programação será divulgada na próxima semana). Já no dia 31, acontece mais um desfile do Garibaldis e Sacis na rua, ao lado de atração a ser divulgada. O bloco ainda desfila, no dia 30, no bairro Sítio Cercado, juntamente com a Escola de Samba Imperatriz da Liberdade.

A exemplo dos anos anteriores, a Marechal Deodoro também será palco dos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos, no dia 6 de fevereiro (um sábado).

Lançamento de CD e casamento

Fruto de parcerias com músicos de Curitiba, o Garibaldis e Sacis lança seu segundo disco durante o Pré-Carnaval. O CD estará à venda durante os eventos. Há quase duas décadas o bloco Garibaldis e Sacis simboliza a celebração de um desafio: realizar a festa nas ruas da cidade de Curitiba. Este, que é o segundo álbum do bloco, é a celebração do encontro de milhares de pessoas com esta história da cidade”, diz Rogerio Guiraud, integrante do bloco.

E, durante a festa deste domingo, o casal Pedro Solak e Nathalie Cunha, que se conheceu em uma saída do Garibaldis e Sacis, celebra seu casamento, com direito a celebrante, convidados e troca de alianças. O casório acontecerá durante o percurso do bloco.

Bebidas e segurança

Por exigência dos órgãos de segurança, será proibida a entrada na área do Pré-Carnaval de Curitiba de garrafas, latas e isopores. Haverá venda controlada de bebidas (cerveja, água e refrigerante) e de comida dentro do espaço reservado ao evento.

Este ano a segurança também estará reforçada, em três níveis de atuação: a Polícia Militar fará o policiamento do entorno do evento e a Guarda Municipal atuará dentro da área juntamente com mais 300 seguranças privados.

Haverá dois pontos de atendimento médico: um localizado na esquina com a Avenida Marechal Floriano e o outro na esquina com a Rua Barão do Rio Branco.

Estrutura

A Marechal Deodoro terá novamente toda a estrutura para atender a população. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso. O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano.

Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão do evento. Haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa.

O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 12h e liberado após as 23h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.

Investimento

Para a realização do Pré-Carnaval – composto pela saída dos blocos na Marechal Deodoro e no Sítio Cercado, pelo Carnaval Eletrônico, pelo Curitiba Rock Carnival e pelo Zombie Walk -, a Prefeitura vai investir R$ 200 mil, destinados principalmente para infraestrutura. Para completar o recurso necessário para a festa, a Fundação conseguiu patrocínios no valor aproximado de R$ 500 mil, que serão destinados à produção dos eventos, ao pagamento dos cachês dos artistas, segurança, e demais necessidades.

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zumbi Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.

A programação do Carnaval 2016 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da Fundação (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.

 

Programação:

Pré-Carnaval: 17, 24 e 31 de janeiro – a partir das 15h.

Bloco Garibaldis e Sacis – saída de trio elétrico na Marechal Deodoro dias 17 e 31/01; saída de trio elétrico no Sítio Cercado (Rua São José dos Pinhais) em 30/01.

Carnaval eletrônico – saída de trio elétrico na Marechal Deodoro, dia 24/01.

Escolha do Cortejo Real – 20 de janeiro, às 20h, no Memorial de Curitiba.

Curitiba Rock Carnival – Shows com bandas de rock nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba. Espaço coberto e seguro com vendas de bebidas e alimentação. Entrada gratuita. Em parceria com Psychocarnival.

Zombiewalk – maior caminhada zumbi do Brasil! Dia 7 de fevereiro. Concentração na Boca Maldita. Destino a ser confirmado.

Desfile das Escolas de Samba – Marechal Deodoro – dia 6 de fevereiro.

Baile Regional Bairro Novo – 8 e 9 de fevereiro, infantil das 15h às 19h e adulto das 20h à 0h – Ginásio do Portal do Futuro Bairro Novo (Rua Ourizona, 1681, Sítio Cercado) – Entrada Franca.