O Estado de Utah, nos Estados Unidos, está com inscrições abertas para o programa que prevê o intercâmbio de professores do Paraná para atuarem no ensino de Português no estado americano. Esta ação é resultado do Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado de Utah e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, assinado em 2014. 

As inscrições podem ser feitas até 29 de fevereiro nas Assessorias de Relações Internacionais das universidades estaduais do Paraná, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR). Os professores aprovados vão permanecer nos Estados Unidos pelo período de até três anos e atuarão no ensino de Português para crianças de 5 a 12 – do 1º ao 6º ano. 

A seleção dos profissionais será realizada pela coordenação do programa nos EUA. Serão três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês, conduzida pela equipe do Programa de Imersão de Língua Portuguesa de Utah, e a avaliação de uma experiência didática com alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental gravada em vídeo pelo candidato. 

De acordo com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Sueli Rufini, podem se inscrever docentes de Pedagogia e Letras. Trata-se de uma importante troca de experiência para estes professores e uma grande oportunidade de lecionarem no Exterior.

O professor selecionado deverá estar apto para o ensino das seguintes disciplinas: Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Educação Física e Artes, quando necessário. 

Informações pelo e-mail [email protected] ou no site da Secretaria www.seti.pr.gov.br .