O governador Beto Richa se comprometeu ontem, em reunião com lideranças políticas e empresários de São Mateus do Sul, no Palácio Iguaçu, a dar todo o apoio necessário para evitar o possível fechamento da Unidade de Industrialização do Xisto, da Petrobras, localizada no município. Richa afirmou que convocará a bancada federal e pedirá uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para conversar sobre o tema. A prefeitura local calcula que com a saída da usina do município, 10 mil pessoas deixem a cidade a procura de empregos em outras regiões.
Vamos nos mobilizar para atender ao pedido da comunidade de São Mateus do Sul que está preocupada com os impactos do fechamento da unidade, que é vital para a economia da região, destacou.
Com a atual situação financeira da Petrobrás, a companhia estaria estudando o fechamento de algumas unidades no país. O prefeito interino de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano, explica que ainda não existe um posicionamento formal da estatal petrolífera.