A Polícia Militar reforçará o policiamento nas duas festas do bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis que acontecem neste final de semana em Curitiba (PR). No sábado (30/01) a folia será a partir de 15 horas na Rua São José dos Pinhais, no bairro Sítio Cercado, e no domingo (31/01), também no mesmo horário, o palco da festa será a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade. Devido ao aumento de público nos últimos eventos, a PM vai reforçar o efetivo com o intuito de manter a ordem e garantir a integridade das pessoas que transitarão pelas regiões das festas.

No Sítio Cercado, o evento acontecerá na Rua São José dos Pinhais, entre as ruas Nova Aurora e Doutor Lauro Gentio Portugal Tavares. O 13º Batalhão da PM (13º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), será o responsável pelo policiamento nesta área. Participam da operação equipes policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), além do efetivo regular do batalhão.

De acordo com o Subcomandante do 13º BPM, major Bruno Soares da Silva, o trabalho visa proporcionar mais segurança aos participantes. As pessoas devem se divertir e aproveitar a festa, porém sempre agindo com responsabilidade e respeito em relação às outras. Também salientamos que os foliões não abusem de bebida alcoólica e se precisarem da Polícia Militar, estaremos à disposição para atender as situações de desrespeito à segurança pública que possam ocorrer no evento, disse o major.

Já na Avenida Marechal Deodoro, o policiamento será reforçado desde as praças e ruas das imediações até a entrada do evento. As atividades preventivas incluem patrulhamento a pé, motorizado e com módulos móveis, além do trabalho de policiais militares à paisana (Serviço Velado). A ROTAM do 23º BPM também atuará nas atividades como apoio.

Nosso compromisso é com a preservação da integridade física dos foliões e do patrimônio público. Atuaremos de maneira preventiva, mas se houver a necessidade, agiremos com energia para evitar atos de vandalismo, confusões e brigas. Nossas equipes estarão atentas em toda a região central para garantir a ordem e a segurança de todos os envolvidos e participantes, disse o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Zanatta.

Segundo o Chefe de Planejamento do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), major Emídio Angelotti, haverá revistas nos acessos à Avenida Marechal Deodoro para evitar que materiais que possam ser usados como armas adentrem ao local da festa. As revistas serão procedidas pelos policiais militares com o intuito de evitar que materiais ilícitos sejam usados pelos foliões. Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas e de outros objetos que possam ser utilizados como arma em tumultos e agressões, explicou.