Dia 2 de fevereiro na Bahia é dia exclusivo do Candomblé.É diferente das festas de Boa Viagem e do Bonfim, festas católicas também frequentadas pelos adeptos do candomblé, dentro do sincretismo predominante. Mas o 2 de fevereiro só dá espaço para o culto à Rainha do Mar

A festa maior tem procissão de barcos levando presentes para a orixá: flores, presentes, perfumes, com a imagem da deusa que habitaria o fundo do mar, uma mulher vaidosa, de longos cabelos. E tudo começa já na madrugada do dia 2, na festa que reúne cerca de 200 mil pessoas todos os anos. Cedo os pescadores vão ao dique do Tororó para levar oferendas a Oxum, deusa das águas doces, para que ela também se sinta homenageada. Ao nascer do sol a alvorada é com queima de fogos e a multidão já se movimenta, todos de branco, azul e verde claro, que são as cores da mãe dos orixás.

Iemanjá é homenageada no largo de Santana, bairro do Rio Vermelho, onde fica a colônia de pescadores, com mais de 650 afiliados em uma área que vai da Boca do Rio à rampa do Mercado Modelo, no bairro do Comércio, na Cidade Baixa.

 Fotos: Divulgação
Rainha das águas, mãe de todos os orixás, Yemanjá  tem todas as festas em fevereiro

Vaidosa, a orixá gosta de ganhar flores, perfumes, espelhos e jóias, tudo o que é lançado ao mar pelos seus seguidores, na festa baiana

A Casa de Iemanjá, com imagem da orixá representada por uma sereia, centraliza os depósitos de oferendas e pedidos. Os pescadores têm o compromisso de, por volta de 17 horas, levarem os presentes para Iemanjá em uma galeota, seguida por cerca de outras centenas de embarcações.

Durante o dia todo a praia de Santana fica lotada de gente vestida de branco. Um povo que lota todo o bairro do Rio Vermelho, quando muitas ruas são interditadas para dar vazão à multidão, que ocupa barracas com comidas, música e bebidas em pura confraternização.Bandas populares grupos folclóricos fazem apresentações e evento sempre esperado é a Lavagem do Rio Vermelho. Moradores do bairro organizam cafés da manhã comunitários ou almoços onde impera a feijoada, para receber amigos. Mais seletivos são os almoços em restaurantes e hotéis, tanto do Rio Vermelho quanto em outros bairros da capital baiana. As festas são pagas, reunindo pessoas de várias tribos, membros da sociedade local, turistas, todos aproveitando dos shows e apresentações musicais.


Tudo começa na madrugada, com alvorada de fogos anunciando a festa

O sincretismo, embora contra a vontade de muitos, é forte e existe também na festa de Iemanjá, que é a Nossa Senhora da Conceição para os catélicos, Janaina para os índios e Sereia, para os marinheiros europeus. O culto de Iemanjá foi trazido pelos africanos escravos no século XVI e a festa em Salvador foi criada por volta de 1920, iniciativa da colônia de pescadores Z-1, época em que a pescaria foi muito fraca e era preciso procurar auxílio com uma divindade, um orixá. A festa virou tradição, é frequentada por todas as classe sociais, dos mais variados credos e raças, locais e turistas. A mãe dos orixás conseguiu transformar o evento democrático em uma das mais importantes manifestações culturais baianas. Vale conhecer.



A Alemanha saiu na frente e está pronta para receber pessoas com necessidades especiais em todas as cidades principais, hotéis, restaurantes, passeios e meios de locomoção

ALEMANHA SEM BARREIRAS
Restrições de mobilidade, grávidas, idosos, têm espaço garantido na Alemanha. As cidades se estruturaram para acolher aos visitantes, desde a hospedagem até o transporte. Para o mundo todo, a Feira ITB Berlim, que será realizada em março, vai dedicar um Dia do Turismo sem Barreiras ( 11 de março). Porque viajar é direito de todos!

A Alemanha organizou para 2016 espetáculos de teatro, exposições, datas comemorativas em 265 eventos especiais.

FEIRA MAIS POPULAR EM MUNIQUE
A Feira f.re.e 2016 é o lugar perfeito para conhecer as novidades de lazer e viagens. A B2C mostra tudo o que há de mais novo e moderno sobre Saúde & Bem Estar, Camping & Lazer, Esportes Aquáticos, Outdoor e Bicicleta. 60 países estarão representados entre os dias 10 e 14 de fevereiro na mais popular Feira da Bavária, com 1.200 expositores mostrando aos 118 mil visitantes e compradores de Turismo. O tema 2016 são as ilhas das Seychelles.

BRASIL IGUAL À ZAMBIA
Eu estou estarrecida; Você está estarrecido; Ele está estarrecido; Nós estamos estarrecidos; Eles estão estarrecidos. Para passar o stress de tanto estarrecimento, só mesmo fazendo a mala. E seguindo para o tríplex do Guarujá.