Depois do sucesso do Pré-Carnaval na Marechal Deodoro, agora chegou a vez dos blocos e das escolas de samba de Curitiba ocuparem a avenida, que já coneça a ser preparada para receber o público. O desfile acontece amanhã, a partir das 18 horas. O acesso às arquibancadas, que serão montadas entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano, será gratuito.

A volta dos desfiles para a Marechal era uma demanda de anos das escolas de samba, e que tem se mostrado muito exitosa. Houve aumento de público nos últimos anos, mostrando que a cidade abraça o evento, afirma Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Ele lembra também que o Carnaval local fortalece as Regionais do município, já que é construído a partir dos bairros da cidade.

O desfile começa às 18 horas, com o bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba. A canção deste ano é intitulada Egbe Aye Afoxé Omo Ijexá. Há mais de 20 anos o Afoxé é responsável por fazer o ritual de purificação da avenida, garantindo bons fluidos para a festa.

Em seguida, às 18h30, vêm o bloco Unidos de Judá e o Derrepent, às 19h, que homenageia a dupla caipira Belarmino e Gabriela. Às 19h30, desfila o tradicional Rancho das Flores, formado por idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS).

Às 20h55 começam os desfiles das escolas do grupo Acesso, com a Império Real de Colombo, e às 21h45 a escola Imperatriz da Liberdade.

Os desfiles do grupo Especial acontecem a partir das 22h40, começando com a escola Internautas. Depois vêm os Embaixadores da Alegria (23h45) e em seguida, 0h55, a escola Leões da Mocidade.

A vice-campeã de 2014, a Acadêmicos da Realeza, ocupa a Marechal à 1h55. Por fim, a bicampeã do carnaval curitibano, a Mocidade Azul, fecha o desfile às 03h. A ordem dos desfiles respeita os resultados do Carnaval 2014.

A apuração das notas dos desfiles das Escolas de Samba será já no domingo (dia 7), no Memorial de Curitiba, a partir das 15 horas. A última colocada do Grupo A será rebaixada para o Grupo B em 2017. Já a escola de samba campeã do Grupo B terá garantido o acesso ao Grupo A no ano que vem.

Os quesitos avaliados pelos jurados serão bateria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços, samba enredo, harmonia, enredo, conjunto e baianas. As escolas do grupo A devem ter no mínimo 230 integrantes e as do grupo B, 160. O regulamento foi aprovado em dezembro pela Comissão de Carnaval e pelas escolas de samba.

O acesso do público às arquibancadas será gratuito. Serão 3 mil lugares, sendo 300 reservados a idosos, deficientes físicos e gestantes. As arquibancadas serão montadas no lado esquerdo da pista (considerando o sentido dos carros). Serão instalados 100 banheiros químicos, ao longo do trecho do desfile (entre a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano) e também nas áreas de concentração e dispersão das escolas.


PROGRAMAÇÃO

SÁBADO
–  18 horas – Desfile dos blocos e escolas de samba de Curitiba, na Marechal Deodoro, entre Barão do Rio Branco e Marechal Floriano
–  14 horas – Curitiba Rock Carnival, no estacionamento da Câmara Municipal

DOMINGO
–  10 às 22 horas – Carnaval Gospel, no TUC
–  12 horas – Zombie Walk – concentração na Boca Maldita
–  14 horas – Curitiba Rock Carnival, no estacionamento da Câmara Municipal
–  15 horas – Apuração do desfile das escolas de samba, no Memorial de Curitiba

SEGUNDA-FEIRA
–  14 horas – Curitiba Rock Carnival, no estacionamento da Câmara Municipal
–  15 às 19 horas – Baile infantil (matinê) no Portal do Futuro Bairro Novo
–  19 às 21 horas – Baile adulto no Portal do Futuro Bairro Novo

TERÇA-FEIRA
–  15 às 19 horas – Baile infantil (matinê) no Portal do Futuro Bairro Novo
–  19 às 21 horas – Baile adulto no Portal do Futuro Bairro Novo