Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado ontem aponta que a maioria dos brasileiros aprova a operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras. Segundo a consulta, 66,3% dos ouvidos tem uma expectativa positiva das investigações, contra 24,8% que vêem negativamente a operação. Por outro lado, 53,6% pensam que a corrupção no País como está, e só 36,8% acham que ela vai diminuir.

Parcialidade
A acusação de que a Lava Jato tem uma atuação parcial e partidária tem eco na população. Segundo a pesquisa, 77,3% dos eleitores não consideram que o PT seja o único partido culpado no escândalo, contra 20,1% que sim. Mas 68,2% acham que os fatos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são verdadeiros, contra 18,1% que vêem perseguição ao petista.

Candidato
O juiz federal Sérgio Moro, que comanda o processo da Lava Jato é conhecido 74,1% dos entrevistados pela Paraná Pesquisas. E desses, 51,3% admitem que poderiam votar nele para presidente, e outros 16,5% dizem que certamente votariam. Não votariam nele de jeito nenhum 29,3% dos ouvidos.

Publicano
Acusado de ter recebido R$ 200 mil do esquema de corrupção na Receita Estadual para sua campanha, o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) negou envolvimento no caso investigado pela operação Publicano. Ele admitiu conhecer o auditor fiscal Luiz Antonio de Souza, que fez a acusação em acordo de delação premiada com a Justiça e o Ministério Público. Mas garantiu que todos os recursos utilizados em sua campanha foram legais e declarados ao Tribunal Regional Eleitoral.

Intolerância
Presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembleia, o deputado Tadeu Veneri (PT) denunciou ontem uma tentativa de agressão e intimidação contra o professor de História, Renato Mocellin em uma agência bancária em Curitiba e no local de trabalho. Segundo Veneri, Mocellin foi ameaçado quando contestou um cidadão que pregava a morte para o ex-presidente Lula. Sem filiação a partido, o professor foi abordado pelo cidadão que insistia em saber se ele apoiava a tese de que o ex-presidente Lula deveria morrer. Ao responder que discordava, de que ninguém deve ser morto, o professor foi vítima de uma tentativa de agressão física que somente não ocorreu devido a interferência de seguranças e funcionários do banco.

No braço
Depois, o mesmo cidadão se dirigiu ao estabelecimento de ensino onde Mocellin trabalha para intimidá-lo, alegando que estava lá para acertar contas. Para Veneri, é injustificável que alguns se achem no direito de apelar à violência contra aqueles que têm opiniões diferentes das que defendem. Ninguém tem o direito de ameaçar ninguém ainda mais porque divergiu de uma opinião. Divergências não se resolvem no braço. Isso é crime, disse Veneri. Parlamentares que são críticos e adversários de Lula, como o deputado Pedro Lupion (DEM), concordaram com o petista e lamentaram a tentativa de agressão ao professor.

Empréstimo
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, ontem, em primeiro turno, pedido de autorização para a prefeitura contrair empréstimo de até R$ 96,8 milhões com a Caixa. O dinheiro será usado como contrapartida do município para a construção de 24 creches, além de obras do corredor Aeroporto/Rodoferroviária, da Linha Verde Sul e do corredor da Marechal Floriano Peixoto, por meio do programa Pró-Transporte, também do governo federal.