RODRIGO RUSSO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A insegurança provocada pelas chuvas fez um dos moradores da rua Irã, em Francisco Morato, na Grande São Paulo, decidir se mudar. Arlindo José Lima mora no local há 23 anos. Três pessoas que viviam em uma casa nessa via morreram.
“Não dá mais. Todo ano é a mesma coisa e nunca temos ajuda da prefeitura. Está cheio de terra no meu muro. Mesmo os terrenos ao lado de casa que cederam com a chuva sou eu que mantenho limpo”, desabafava o morador, enquanto pedia ajuda dos vizinhos para retirar sua geladeira de casa.
Lima criticou também a demora na reação das autoridades. “Até as 4h da manhã, só um rapaz da rua que tentou ajudar no resgate do pessoal. Da polícia, não veio ninguém, por exemplo. Fora os bombeiros, só se preocuparam em deixar a rua um pouco mais apresentável.” O desabamento começou por volta das 23h30 da última quinta (10).
Somente em Francisco Morato, oito pessoas morrem em decorrência de soterramentos desencadeados pelas chuvas. Ao todo, houve 20 mortes no Estado, sendo 18 delas na Grande São Paulo.