O ecossistema das startups e o impacto dos negócios de tecnologia na economia das cidades serão alguns dos temas em discussão no Fórum Startups e Desenvolvimento Local, promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento nos dias 29 e 30 de março. O evento faz parte da programação do Smart City Business, que ocorre em Curitiba, de 28 a 30 de março, no Expo Unimed.

O Fórum é a oportunidade para reunir investidores, representantes de incubadoras e aceleradoras, empreendedores, entidades ligadas ao ecossitema de startups e empresas nascentes de sucesso. Dividido em quatro arenas, os participantes vão discutir o potencial das startups na economia das cidades, mostrar como as novas tecnologias e aplicativos estão transformando os centros urbanos em todo o mundo, apresentar os novos atores dessas localidades e como os ambientes podem contribuir para o surgimento e desenvolvimento de novos negócios de alto impacto.

Segundo a Fundacity, consultoria internacional da área, somente no primeiro semestre de 2015 foram investidos R$ 170 milhões em startups brasileiras – mesmo em meio à crise econômica. Mas como se trata de um novo modelo de negócio no país, potenciais empreendedores e investidores ainda têm muitas sobre como identificar demandas e alcançar os melhores resultados.

Curadora fórum e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino explica que as startups têm papel fundamental nas cidades inteligentes. São precursoras de desenvolvimento, fomentam novas tecnologias e, principalmente, têm uma relação direta com a busca de soluções para os problemas urbanos que impactam o dia a dia da comunidade.

A transformação de ideias inovadoras em soluções aplicadas a negócios exige a conexão de diversos agentes para o apoio ao empreendedor, afirma Maria Rita Spina Bueno, diretora da ONG Anjos do Brasil e uma das palestrantes do evento.

Curitiba tem se mostrado rica no desenvolvimento desse segmento inovador, com expoentes da economia colaborativa e criativa. Pretendemos realizar links entre as startups com as demandas das cidades. Precisamos discutir como tornar o ecossistema mais favorável para a criação, desenvolvimento e aceleração desses empreendimentos, afirma Gina.

Confira o perfil dos convidados que participam das arenas do Fórum Startups:

Allan Costa – palestrante, empreendedor serial e mentor de startups; investidor-anjo co-fundador da Curitiba Angels e membro do Harvard Business School Startup Angels. Vinte anos de carreira executiva onde ocupou posições como diretor presidente da Cooper Card, diretor superintendente e diretor técnico do SEBRAE/PR. Co-autor dos livros Electronic Business in Developing Countries e Estratégias para Crescer. É AMP pela Harvard Business School (EUA). Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-EBAP (Brasil); MSc in IT and Management pela Lancaster University (UK); MBA pelo IBMEC (Brasil); cursos de extensão pelo INSEAD (França) e Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália). Conselheiro de Administração formado pelo IBGC.

Alphonse Voigt – CEO e co-fundador do EBANX, empresa de serviços financeiros locais de pagamentos para sites internacionais como Airbnb, Aliexpress, Spotify e Sony Playstation. Alphonse é surfista e paraquedista, advogado de formação, empreendedor desde os 20 anos. É também sócio e membro do conselho de administração do BEXS Banco de Câmbio.

Bernardo Quintão – fundador da Grow Investimentos, boutique financeira independente com sete anos de experiência em negócios. É investidor e mentor de startups, investidor-líder na Anjos do Brasil/PR e um dos fundadores da Rede C2i de Investidores-Anjo do Paraná. Co-fundador da Fantástica Casa das Startups.

Bruno Aracaty – Empreendedor e co-fundador do Colab.re. Possui experiência em marketing digital com foco em política, é fellow da Brazil Innovators, empreendedor do Visão de Sucesso da Endeavor e foi mentor do Social Good Lab. Trabalhou durante 4 anos na Itaú Asset Management e já fundou outras cinco empresas. Administrador de empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), po´s-graduado em Finanças pelo Insper (IBMEC-SP), possui a designac¸a~o CFA desde Outubro de 2012 e é especialista em Venture Capital pela UC Berkeley – Haas School of Business.

Guto Lima – Sócio empreendedor no Nex Coworking, o maior espaço de trabalho colaborativo da América Latina. Foi diretor e facilitador na Universidade da Experiência. Designer estratégico com mais de 15 anos de experiência em projetos de identidade de marca, branding e inovação, atuou junto à grandes marcas como Alpargatas, Bosch, BD, Cremer e Lilly.

Marcel Martins Malczewski – Co-fundador da Bematech em 1990, foi diretor presidente da companhia de 2001 a 2009 e membro do Conselho de Administração desde 2010. Passou a atuar também na gestão de investimentos através da M3 Investimentos Ltda. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciências e Informática Industrial pela UTFPR (antigo CEFET-PR), e Pós-Graduado em Management pela Harvard Business School nos Estados Unidos. Foi professor e coordenador do Curso de Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi o Empreendedor do Ano no Setor de Tecnologia pela Ernst & Young e Revista Exame, em 1999. Recebeu o Top de Marketing da ADVB-PR em 2009.

Marcelo Woiciechovski – CEO e fundador da Mwork e W2CL e gestor-presidente do APL de Software de Curitiba. Coordenador da Câmara de Tecnologia da ACP e Criador do Sistema TotalERP em SaaS. Bacharel em Informática – UP, Especialista e Sistemas Corporativos Java – UTFPR.

Maria Rita Spina Bueno – diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

Mariana Foresti – coordenadora regional da Endeavor, atuou em serviços a empreendedores e hoje coordena a operação da Endeavor no Paraná, sendo responsável por busca e seleção de empreendedores de alto impacto, apoio a empreendedores e cultura empreendedora. Pós-graduada em Marketing pela UC Berkeley na Califórnia e graduada em administração pela UFPR. Possui dois anos de experiência de trabalho em San Francisco, onde atuou na área de inteligência de negócios com foco em execução de análise de performance de produtos, canais de venda, mercado e web.

Rafael Ribeiro – gerente executivo da Associação Brasileira de Startups. Líder da comunidade de founders na Aceleradora Germinadora e co-fundador e sócio da startup Monsterjoy, acelerada pela Artemisia e Germinadora. Empreendedor há 12 anos no mercado de tecnologia e Business Inteligência. Desenvolvedor de grandes projetos para corporações como Mitsubishi, Santander, Itaú e Claro. Cientista da Computação com especialização em Inovação pela ESPM.

Rawlinson Peter Terrabuio – co-fundador e Diretor de Marketing da BEENOCULUS. Responsável pela gestão e desenvolvimento estratégico da empresa. Empresário com vasta experiência em tecnologia da informação e comunicação. Nos últimos 20 anos co-fundou e fez a gestão de empresas inovadoras nas áreas de sistemas de energia (T&T Company Brasil), eletrônica embarcada (TWT Embedded Solutions) e software houses (E-DUC e BEETECH). Administrador de empresas, atual presidente do Parque de Software de Curitiba (gestão 2014-2016), co-fundador e membro do grupo para desenvolvimento do ecossistema de tecnologia de Curitiba denominado Curitiba Techcity, uma iniciativa do APL de Software de Curitiba apoiada pelo Parque de Software, SEBRAE, ASSESPRO-PR, CENETIC e Câmara dos Vereadores de Curitiba.

Sandro Vieira – diretor presidente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD): Partner Brasil and Executive Director da Oxford Leadership Academy, empresa de consultoria internacional, com operação global e base em diversos países da Europa, Ásia e Américas. COO e diretor de Desenvolvimento e Negócios do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP/SESI/SENAI/IEL/Famec/C2i/Unindus), de 2008 a 2011. É engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios pela Business School/FAE. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/Universidade Positivo.

 

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM DE STARTUPS E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Data: 29 de março

Tema: Potencial das Startups na economia das cidades, das 13h30 às 15h30

Participantes: Rafael Ribeiro – Associação Brasileira de Startups, Maria Rita Spina Bueno – Anjos do Brasil, Bernardo Quintão – Grow Investimentos

Das 16h às 18h

Participantes: Allan Costa – Anjos Curitiba, Rawlinson Terrabuio – Case Beenoculus, Marcel Malczewski – M3 Investimentos

Data: 30 de março

Tema: Cidades como promotoras de startups, das 9 às 10h30

Participantes: Mariana Foresti – Endeavor, Guto Lima – NEX Coworking, Alphonse Voigt – Case EBANX

Das 11h às 12h30

Participantes: Bruno Aracaty – Case Colab. re, Marcelo Woiciechoski – APL de Software de Curitiba, Sandro Vieira – IBQP