Usados ao longo dos séculos como materiais que caem bem em qualquer estilo, o mármore e o granito garantem elegância e personalizam os ambientes. Além da beleza, a resistência e durabilidade das pedras são as principais qualidades que as colocam entre as favoritas no quesito acabamento. Saber qual é a melhor opção e, principalmente, em que áreas a utilização é mais recomendada, são as principais dúvidas que surgem ao decorar ou renovar um espaço.

Para escolher entre mármore ou granito, é essencial saber as características, usos indicados e aplicações de cada material. De acordo com as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, a cor, os desenhos e as nuances diferenciam o granito do mármore. Essas diferenças influenciam as aplicações de cada tipo de pedra. Com relação ao visual, o granito é mais mesclado, enquanto a coloração do mármore é mais uniforme, o que pode interferir nas composições com outros materiais, explica Erika.

Segundo as arquitetas, o valor do investimento, a estética e os acabamentos são os principais critérios ao escolher um tipo de rocha. O mercado oferece diversas opções de mármores ou granitos, alguns com aparência mais neutra e outros com cores mais vivas, o que muitas vezes acaba gerando dúvida sobre qual deles compor com o restante da decoração. Essas decisões dependem das necessidades e estilos de cada cliente. Normalmente as cores neutras são utilizadas para pessoas clássicas e discretas, ao contrário das cores chamativas, que podem ser usadas para um público mais ousado e em ambientes pouco frequentados, como o lavabo de uma residência, comenta Thalita.

Com experiência no setor há 30 anos, o diretor técnico do Studio Carrara, Paulo Dvulhatka, explica em que situações o mármore e o granito são mais indicados. Por ser mais poroso, o mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos, exceto na cozinha, já que absorve gordura. O granito, mais resistente, pode ser usado tanto em áreas externas como em cozinhas e banheiros, recomenda.

De acordo com o diretor comercial do Studio Carrara, Joaquim Guimarães, a limpeza e manutenção das pedras são fundamentais para garantir a conservação do material, e por isso alguns cuidados devem ser tomados. Não se devem aplicar produtos corrosivos, porque podem danificar tanto o mármore como o granito. A limpeza requer apenas um pano úmido e, se for necessário utilizar detergente, sempre utilizar o neutro. Os cuidados na limpeza garantem maior durabilidade e beleza das pedras, aconselha Joaquim.

Serviço:

EFTM Arquitetura

Erika Fukunishi – CAU/PR nº A67408-7

Thalita Miyawaki – CAU/PR nº A53912-0

Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas – Curitiba (PR)

Site: www.eftmarquitetura.com

Serviço:

Studio Carrara

Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 230 – Estância Pinhais, Pinhais/PR

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 17h

www.studiocarrara.com.br