Centenas de pessoas passaram neste sábado (16) pelo Mercado Regional do Cajuru, que comemora quatro anos de funcionamento. O local se tornou referência para os moradores dos bairros próximos na comercialização de frutas, verduras, carnes, peixes e outros produtos. Primeiro Mercado Municipal a ser instalado em um bairro pela Prefeitura, o Cajuru registra uma média de 54 mil clientes por mês. 

O prefeito Gustavo Fruet parabenizou os comerciantes e produtores rurais que trabalham no local e movimentam a economia da região.

São 33 comerciantes e seis produtores rurais da Região Metropolitana de Curitiba que trabalham no local diariamente. O público principal, segundo o administrador do Mercado, Luís Mikosz, vem dos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Jardim Botânico, Uberaba e do município de Pinhais.

Fruet destacou que o local apresentou um aumento expressivo nos resultados nos últimos três anos, graças ao investimento na qualidade e segurança sanitária dos produtos comercializados. “O consumidor que vem aqui busca qualidade e preço bom”, afirmou.

A dona  de casa Catarina Karkoski, que mora no Capão da Imbuia, é cliente fiel do espaço e todos os sábados aparece por lá para comprar as frutas e verduras para a semana. “É tudo muito bom e é importante termos um serviço como este pertinho de casa”, disse ela.

O comerciante Edvino Fila, que também produz a maioria dos produtos que vende em sua banca, trabalha na região há 17 anos, mas, segundo ele, a situação melhorou muito depois da implantação do novo Mercado, há quatro anos. “Hoje atendemos pessoas de todas as classes sociais e os clientes são muito exigentes”, afirmou.

Durante as atividades deste sábado, houve o tradicional “Parabéns a você” e distribuição de bolo de aniversário aos consumidores presentes.

Durante todo o dia também esteve presente a Unidade Móvel de Segurança Alimentar com nutricionistas para orientar os frequentadores sobre higienização de alimentos e oficinas de sucos saudáveis. Técnicos do programa de Agricultura Urbana levaram orientações sobre hortas comunitárias e em pequenos espaços.

Programação
Sorteios, bolo de aniversário, atividade cultural e oficinas educativas estão entre as atividades da programação de aniversário do espaço. Para comemorar com todos que fazem a história diária do local, a Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Regional Cajuru (ACEMERC) está promovendo sorteios aos clientes, sempre aos sábados, até dia 30, às 11h30.

A programação do mês de aniversário contará ainda com ações da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Saúde e Defesa Social.