Obras de pavimentação nas regionais Pinheirinho e Portão já somam pouco mais de 9 quilômetros de obras concluídas ou em vias de conclusão até a segunda quinzena de maio. Nas vias dos bairros Pinheirinho e Capão Raso foram realizados trabalhos de fresa e recape em mais de 3,2 quilômetros. Nos bairros Portão, Santa Quitéria, Fazendinha e Água Verde foram revitalizados e concluídos outros 4,5 quilômetros. Fresa e recape no Portão cobriram 1,4 quilômetro de importantes ruas do bairro.

No Pinheirinho e Capão Raso, a obra é executada pela Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e se estenderá até o início da segunda quinzena do mês de maio, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

A obra em execução na Regional Pinheirinho já tem parte concluída, numa extensão de 1,4 mil metros da Rua João Rodrigues Pinheiro, entre a Av. Winston Churchill e Rua Amilcare Bientinezzi.

Ataíde José Kusma, de 73 anos, é comerciante há 26 anos no bairro e comemora a chegada da obra. Desde que essa rua recebeu asfalto, ela nunca foi revitalizada, exceto com tapa-buraco. O que se ouve na minha loja e na região é só alegria da comunidade pela melhoria e conforto do asfalto novo, disse.

Após concluída a obra, a máquina de fresa e equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas iniciará a fresa e recape de outra via próxima dali que recebe grande fluxo de veículos, e serve como binário na região. A Rua José Rodrigues Pinheiro terá 1,5 mil metros revitalizados e com capa asfáltica nova. Hamilton José Siqueira, de 64 anos, tem uma borracharia há 22 anos no bairro e acompanha os trabalhos no local.

Fico feliz em ver a Prefeitura trazendo essas benfeitorias para as ruas que precisavam de reparo. São vias de escoamento e grande fluxo de veículos leves e pesados. Tá ficando excelente, e o trabalho é rápido, dinâmico e eficiente, destacou Siqueira.

Também já está pronto o recape da Rua Ricardo Gasparin, esquina com a Rua Sagrado Coração. Na sequência, deve entrar em execução o trabalho na pista lenta da Av. Winston Churchill.

Regional Portão/Fazendinha

Na Regional Portão/Fazendinha, o trabalho de pavimentação contemplou 4,5 quilômetros nos bairros Portão, Santa Quitéria, Fazendinha e Água Verde,além de fresa e recape em 1,4 mil metros no Portão.

Ricardo Toyofuku, 51 anos, tem uma imobiliária desde 1997 na esquina de duas das cinco ruas que receberam recape. A região é basicamente de comércio e condomínios e faz a ligação entre as vias rápidas nos dois sentidos. Temos um fluxo grande de veículos e essa benfeitoria chegou em boa hora. Acompanhei o trabalho de perto, explicou Toyofuku.

As ruas que receberam recape foram: Rua Engº Niepce da Silva, trecho de 310 metros entre as ruas Rep. Argentina e Eduardo Carlos Pereia; Rua Arion Niepce da Silva, 320 metros entre a Rua Guilherme Pugsley e Rep. Argentina; Rua Eng. Arthur Betes, 450 metros entre as ruas Eng° Niepce da Silva e Trav. João Geara; Rua Sylvio Zeny, 160 metros entre as ruas Rep. Argentina e Francisco Frischmanns; e a Rua Rio Grande do Sul, em um trecho de 120 metros.

Outras oito ruas foram contempladas com o trabalho especializado da máquina recicladora. Foram 3,1 quilômetros de vias recuperadas, que tinham necessidade de melhorias na base para receber nova camada asfáltica.

Ceverino Marquetti, de 82 anos, é proprietário de um oficina na Rua João Borsatto, no Portão. Estou neste ponto desde 1960, quando essa rua ainda era de chão batido. Há anos não recebia melhorias. Gostei muito do trabalho que foi feito na recuperação da base, colocação de meio-fio e ainda virá uma segunda camada de asfalto, disse Marquetti.

A ruas que tiveram sua base recuperada com o uso da máquina recicladora e já receberam a primeira capa asfática são: Rua Herbert Neal (200 metros); Rua João Scussiato (200 metros); Rua Pinheiro Guimarães (750 metros); Rua Agostinho Merlin (890 metros), Rua Ludovico Abuml (320 metros) e Av. da República (325 metros).

Os trechos revitalizados vão receber sinalização após a conclusão das obras de fresa e a colocação da segunda capa asfáltica nas obras de reciclagem.