Na próxima terça-feira (26), a Câmara Municipal analisa, em primeiro turno, projeto da vereadora Julieta Reis (DEM) que prevê a obrigatoriedade, em todos os estabelecimentos que comercializam alimentos em Curitiba, de disponibilizar água filtrada aos clientes que solicitarem.

O projeto inicial previa a obrigatoriedade em bares, restaurantes e similares, justificando que a medida daria a oportunidades aos clientes de criar um hábito mais saudável, sem que estivesse impedido de optar por outras bebidas. No entanto, por recomendação da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, a norma deveria valer para todos os estabelecimentos e não apenas a bares e restaurantes.

Julieta Reis salienta que a prática já é adotada em outros locais do país, como no Rio de Janeiro. O projeto em análise na Câmara de Curitiba sujeita o estabelecimento infrator às penalidades indicadas no Código de Defesa do Consumidor.

Também serão analisadas, em primeira votação, a declaração de utilidade pública para o Clube Mengão Lindoia, proposta por Paulo Rink (PR); a denominação de Eva Pereira Correia, por Geovane Fernandes (PTB); e Elisandra Santos de Sousa Matos, de Toninho da Farmácia (PDT).