Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó. São cidades que formam o Vale Europeu Catarinense. Perto da gente, um mundo de tradições, um calendário anual de festas típicas, paisagens de tirar o fôlego. Vá e conheça Tangefest, Per Tutti, Festa do Colono, Festa Pomerana, Festa Trentina, Festa do Imigrante.

Lugares perfeitos para mochileiros, praticantes do cicloturismo, gente que gosta de caminhar para melhor apreciar o que a Natureza legou aos habitantes de Santa Catarina. Lugares perfeitos para provar a culinária local que, dependendo da cidade, oferece marreco recheado assado, repolho roxo com maçã, polenta com galeto, truta defumada, sopa de capeletti, tudo acompanhado de vinhos regionais, cachaças e cervejas produzidas artesanalmente.


Cascatas, muito verde, flores: belezas no caminho do Vale do Europeu

Dá para conhecer cada atração andando a pé, de carro ou de bicicleta, aproveitando as bem conservadas rodovias e estradas que interligam o Vale Europeu. Nas áreas rurais o programa começa com a contemplação da vegetação, a beleza das cachoeiras (como em Benedito Novo ou em Doutor Pedrinho) e o modo de vida de cada comunidade. Amantes das pedaladas (hoops!) ou caminhadas, podem utilizar informações dos Circuitos dos Mochileiros e do Cicloturismo.

Claro que todo turista procure pelas compras e vai querer levar boas lembranças do Vale. Além de confecções, o artesanato em vime, as porcelanas, os cristais, os chocolates, os embutidos, os queijos, os doces. Compotas, conservas, geleias, melado, cerveja e vinhos locais – um bom leque de ofertas, para todos os gostos e orçamentos.

As culturas alemã e italiana são marcantes, principalmente na arquitetura em estilo enxaimel, (como em Timbó), nos jardins floridos, no jeito de falar, nas festas e eventos com música, danças e gastronomia típicas que preenchem o calendário cultural.


Cultura colonial, tradições européias, o passado no presente catarinense

CICLOTURISMO
Bicicleta sempre foi um símbolo de Santa Catarina. No roteiro, Apiúna, com paisagens de muito verde, aspectos rurais interessantes, culturas de subsistência e a beleza das cachoeiras.Os morros Dom Bosco e da Cruz são os pontos mais elevados, mirantes naturais.Quem pratica rafting vai gostar de descer corredeiras no rio Itajaí-açu e de fazer caminhadas ecológicas ou rapel na Cachoeira do Baú. Na cidade, a Igreja Matriz Sant’Ana centraliza a festa do município, em junho, a conhecida Tangefest.

Ascurra preserva tradições italianas e tem como atração as cachoeiras de águas limpas em meio a paisagens diversificadas, que transformam tudo em cartões postais. O mirante natural é a Cruz de Pedra, atração importante como também o é a Serra do Oitenta e a Serra do Mar.Importante conhecer a Cachoeira Saxônia, o Salto das Andorinhas e o Ribeirão São Paulo.A grande festa acontece em agosto –Festa Per Tutti.

Benedito Novo, cercada de águas por todos os lados, calmas ou em corredeiras. O Rio Benedito marca o centro da cidade, cujo charme maior são as belezas naturais e os costumes regionais. O Salto do Zinco tem uma queda de 76 metros e é preciso aproveitar os espetáculos proporcionados pelo Ribeirão São João (fácil acesso à Cachoeira Recanto do Lazer), o Ribeirão Liberdade e o Ribeirão do Zinco. Santa Maria concentra culturas diversificadas e vale conhecer a Igreja Luterana e o Orquidário.


São muitas as maneiras de descobrir o Vale Europeu

Doutor Pedrinho se destaca pelas plantações de arroz, as casas coloniais conservadas e as flores dos jardins, as hortas. Natureza, cânions, quedas d’água e muito verde garantem o passeio. Um dos principais pontos turísticos é a Cachoeira Véu de Noiva, com 63 metros de queda e piscina natural. Caminhadas na mata, Gruta Nossa Senhora de Fátima, com mirantes e passarelas para visitação, Cachoeira Paulista com 42 metros de queda e a Cascata Forcação, própria para banho, fazem valer a viagem.

Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil, conservando os costumes herdados dos colonizadores, marcados pela arquitetura enxaimel, jardins vem cuidados, folclore, clubes de caça e tiro. Na gastronomia o destaque são os pratos da típica cozinha alemã. Um zoológico abriga cerca de 1.200 animais e no roteiro as visitas aos museus Pomerano, do Marceneiro, do Escultor e a Casa do Imigrante, além da Rota Enxaimel, o Turismo Industrial e diversão para todos na Festa Pomerana e no Festival Gastronômico.

Indaial tem como atração principal a preservação do verde, as flores, os caminhos margeando ribeirões, arquitetura em enxaimel.O patrimônio cultural destaca o Centro Histórico do Warnow, com construções seculares como a Sociedade de Caça e Tiro Warnow, o Casarão Ebert, o Casarão Hoeschel. Os visitantes gostam da Ponte dos Arcos, o Ribeirão Encano (ideal para banhos), o Ribeirão Warnow, para esportes radicais, a Ponte Pênsil.O Parque Municipal Ribeirão das Pedras e a antiga Estação Ferroviária completam a visita.


Santa Catarina é terra da bicicleta e as facilidades são muitas para quem usa duas rodas no seu turismo

Rio dos Cedros surpreende pelas belezas naturais, a cultura e as tradições, a gastronomia. No verão todos aproveitam os passeios de barco, jet-ski, cachoeiras, caminhadas em trilhas, passeios a cavalo e tobogã. Vôo livre e escaladas, descida em corredeiras atraem aos que gostam de adrenalina. Nas pousadas e pequenos hotéis, a sofisticação em meio da natureza. Religiosidade é uma das marcas do povo, que mantém as festas de tradição trentina, resgatando culturas dos colonizadores.

Rodeio é município de vegetação exuberante, parques, cascatas e um povo que cultua a fé. A culinária italiana destaca queijos, embutidos, vinhos artesanais. A Igreja de São Francisco de Assis tem um Órgão Musical raro e as pinturas de afresco seco é uma das suas atrações. No roteiro de visitas o Convento das Irmãs, o Museu de Usos e Costumes Trentinos, o Caminho dos Anjos e a Cascata do Salto, no Parque Pietro Vota.


Trilhas, mapas, informações: mochileiro tem destaque na região catarinense

Timbó é cortada por avenidas com prédios de vários estilos arquitetônicos. É mais uma cidade catarinense com muita história, como prova o Museu do Imigrante e a Casa do Poeta Lindof Bell ou o Museu da Música. Um dos pontos preferidos dos turistas é o Parque Ecológico Freymjund Germer, no Morro Azul, com 758 metros de altitude, o que o torna perfeito como rampa para voo livre. O Complexo Turístico Thapyoka, no Jardim do Imigrante, e o Jardim Botânico fazem parte da visitação. A Festa do Imigrante é o grande evento anual. Para saber mais, acesse www.circuitovaleeuropeu.com.br e www.cimvi.sc.gov.br/turismo. O Circuito de Cicloturismo foi o primeiro roteiro planejado para ser percorrido de bicicleta no Brasil.Fugindo das estradas de asfalto, o trajeto prioriza estradinhas de terra, mais bonitas e tranquilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados para que o cicloturista tire o máximo proveito das paisagens e dos aspectos culturais do Vale Europeu. São 300 quilômetros iniciando e terminando na cidade de Timbó, distante 30 quilômetros de Blumenau. O roteiro foi programado para uma estada de 7 dias em Santa Catarina. A distância de Curitiba até Timbó é de 250 quilômetros.


DESTAQUES


Mochileiro e boas caminhadas, coisa para jovens de corpo e de espírito

PROTEÇÃO NA VIAGEM
A operadora paranaense MGM já está trabalhando com a Trip Protector Braztos, primeiro programa de seguros no mercado do Turismo que protege agências, operadoras e, consequentemente, assegura 100% ao cliente. Essa segurança na comercialização dos produtos MGM começou em 19 de abril.

JANTAR DE LUXO EM TREM
Belmond British Pullman é um dos famosos trens da coleção Belmond no Reino Unido. Os lendários vagões dos anos 1920, devidamente adaptados para o conforto moderno, oferecem luxo e um pouco de nostalgia da gloria passada a partir de 6 de maio, quando inicia um verdadeiro festival gastronômico a bordo.

Os pratos serão criados pelos chefs mais conhecidos internacionalmente e o primeiro será o italiano Aldo Zilli, seguido pelo tricampeão da série de TV Great British Menu, Richard Corrigan, no dia 11 de junho. Tom Kerridge, único taberneiro com 2 estrelas Michelin será o astro no dia 13 de agosto e, em 29 de outubro, James Martin, apresentador de TV, estará presente.

Os passageiros serão recebidos com champagne no lounge particular da empresa na Estação London Victoria, embarcando às 18 horas para o roteiro circular, uma experiência gastronômica única. A festa termina às 23 horas, para os apenas 100 participantes. É uma chance exclusiva. E cara: a partir de 722 dólares por pessoa ( 510 libras). Apeteceu? Faça reservas no www.belmond.com


A pé, a cavalo, de bicicleta, todos os meios são válidos para turismo de encantamento

WINE IN AZORES
Já que estamos falando de coisas boas da vida, veja o roteiro enogastronômico em Portugal que a Dnipró Gold organizou para o Premier Club Travel: Os Encantos dos Açores e Alentejo. Os viajantes vão poder participar de uma das mais importantes feiras de vinho e gastronomia da Europa – Wine in Azores – e ainda curtir o que renomados chefs estarão preparando, com receitas de pratos tradicionais, no Show Cookings.

Patricia Skvira, sommelier e chef, embaixadora dos vinhos portugueses no Brasil dará explicações sobre vinhos e culinária durante a viagem. Ficou com vontade de comer e beber bem? Peça detalhes sobre a viagem marcada para o período de 20 a 30 de outubro, pelo telefone 3077-0488. No roteiro, visitas a Ponte Delgada e Ilha São Miguel (Açores), Cascais, Sintra, Lisboa e Évora (Alentejo).

Estão incluídas visitas em vinícolas famosas, como Quinta da Jardinete, Herdade Esporão, Herdade da Malhadinha Nova, Adega José Maria da Fonseca, além de 4 almoços e 1 jantar.


Pratos tradicionais da Itália e da Alemanha, o forte da gastronomia no Vale Europeu

CRUZEIRO MSC PREZIOSA
A MSC Croisières está com roteiro de 8 dias partindo de Marselha (França) no Preziosa, navio com decoração inspirada no Mediterrâneo, utilizando materiais naturais. A escadaria com cristais Swaroski lembra uma piazza italiana e fica no meio do navio. A viagem inicia com direção para a Itália, seguindo de Marselha para Gên, a orgulhosa, e depois Roma, a Eterna. O cruzeiro continua para Palermo e depois para a terra das tradições medievais, no arquipélago de Malta. Aí o destino será a Espanha, com os desfiladeiros de pedra em Majorca e, finalmente, Valência, onde as artes romanas e mouriscas , convivem com a modernidade em harmonia.

São seis escalas para melhor apreciar as paisagens únicas, refazendo caminhos da história tão rica do Mediterrâneo. Tomar o café da manhã na própria cabina em frente à costa da Liguria, já dá o tom da viagem. Dos terraços das pontes exteriores aos espaços fitness e o Spa, o MSC Preziosa é a melhor opção para desfrutar o intenso espetáculo que é o Mediterrâneo. E há ainda uma piscina de borda infinita, para um instante de leveza entre o céu e o mar. O navio parte de Marselha até 11 de novembro, todas as sextas feiras. Dá também para iniciar o cruzeiro em Gênova, todos os sábados (até 12 de novembro). Tarifas a partir de 599 dólares por pessoa, em cabine dupla interior.

MAIS LUXO EM TRENS
3674 é o novo vagão-bar do Venice Simplon-Oriente Express. Funciona como centro social V.S.O.E e permite um retorno à elegância, às celebrações e comemorações. Uma parceria com a Petrossian (especialista em caviar) resultou em um novo menu incluindo shots de caviar Alberta Royal, cubos de caviar e sanduíches papierusse) com lâminas finas de caviar prensado. É o luxo das décadas 1920-1930 revisitado, com gastronomia nível Michelin e vagões decorados estilo Art Déco. As viagens europeias do V.S.O.E iniciaram em março e prosseguem até novembro, com tarifas a partir de 3.125 dólares por pessoa em cabines duplas, incluindo todas as refeições. Acesse o site da Belmond.