Visando coibir ilícitos, a Polícia Ambiental tem efetuado diversas diligências às margens dos rios Piquiri e Ivaí, onde a pesca profissional é proibida. Os pescadores amadores, no entanto, devem atentar para a legislação que proíbe a pesca em corredeiras, com petrechos proibidos, e ainda para os tamanhos específicos de cada espécie de peixe.

Durante essas diligências, a Polícia Ambiental acabou realizando a prisão de 4 (quatro) infratores nos últimos dias. A primeira ação ocorreu no dia 16 (sábado), durante patrulhamento rural no município de Quarto Centenário, margens do Rio Piquiri. Policiais Ambientais flagraram dois homens pescando irregularmente, cada um estava com 7 caniços com molinetes (sendo permitidos apenas 3 por pescador amador) e com pescados de tamanhos inferiores ao permitido em lei. Ambos foram conduzidos para a lavratura do flagrante na Delegacia de Polícia de Goioerê.

Já no fim de semana seguinte, durante patrulhamento às margens do mesmo rio, na localidade conhecida como Apertado, dois pescadores foram flagrados praticando pesca predatória. Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Formosa do Oeste por pescar em local proibido (corredeira), com petrecho proibido (tarrafa) e ainda por pescar peixes com tamanho inferior ao permitido (curimbas com 20 e 28 cm).

Além da responsabilização criminal, em ambos os casos os infratores serão autuados administrativamente (multados) pelo Instituto Ambiental do Paraná.