GILMAR ALVES JR.
SANTOS, SP (FOLHAPRESS) – A ressaca no mar nesta quarta-feira (27) provocou a interrupção do serviço de balsas no litoral norte e no sul, impediu a entrada e saída de navios no porto de Santos e paralisou um trecho da avenida da orla santista.
Além de ter afetado a travessia entre Santos e Guarujá (litoral sul), serviço já retomado, o mar revolto ainda paralisa o trecho entre São Sebastião e Ilhabela (norte). Lá, o problema começou às 7h40, quando duas embarcações ocupadas por um total de 12 tripulantes e dois passageiros ficaram no mar por quase cinco horas, até as 12h30, e foi necessário um rebocador para levá-las até Ilhabela.
Segundo a Dersa (empresa que administra as travessias litorâneas de São Paulo), uma das balsas – com seis tripulantes e dois motoristas em caminhões de lixo – não conseguiu transpor o canal devido à maré e ao vento acima de 70 km/h. Uma outra balsa com seis tripulantes foi ao local para dar apoio, mas não conseguiu empurrar ou puxar a primeira embarcação.
Não houve feridos, segundo a Dersa. A paralisação da travessia entre Santos e Guarujá ocorreu entre 6h55 e 11h. Segundo a Praticagem de Santos, às 10h57 as ondas atingiram quatro metros, um recorde para o ano.
No porto de Santos, a entrada e saída de navios foi interrompida às 7h10 e uma avaliação para retomada da navegação deverá ser feita pela Capitania dos Portos às 16h30, segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
Ainda de acordo com a Codesp, na manhã desta quarta foram suspensas a saída de uma embarcação e a entrada de outra.
Por volta das 15h30, a Capitania dos Portos informou que não há previsão sobre quando navios poderão entrar e sair do porto.
PRAIA INVADIDA
Parte das muretas na Ponta da Praia – cartão postal de Santos -foi derrubada com a força do mar. Houve prédios com garagens alagadas, e carros tiveram que ser retirados. O tráfego de veículos na avenida da praia, entre os canais 6 e 7 (sentido José Menino-Ponta da Praia), permanece interrompido desde as 7h.
Os motoristas que quiserem acessar a fila da balsa devem fazer o desvio pelo Canal 6, ingressar na avenida Epitácio Pessoa, seguir pela Avenida Rei Alberto e trafegar pelo Canal 7 até a fila da balsa.
No sentido Ponta da Praia-José Menino da avenida da praia ocorreu interrupção entre 8h e 12h, segundo a Prefeitura de Santos.