Abraão Messias dos Santos, estudante do 5º ano do Centro de Educação Integral (CEI) David Carneiro, no Bairro Xaxim, demonstrou muita desenvoltura ao descer 13 metros de parede, durante um exercício de rapel promovido pela Guarda Municipal de Curitiba na sua escola, na manhã desta quinta-feira (28). O menino integra a segunda turma de 60 alunos das 4ª e 5ª séries do CEI a participar este ano da atividade que integra o projeto Guarda Municipal Mirim por um dia. Não parecia, mas era a primeira vez que Abraão fazia o exercício. O frio na barriga foi inevitável, mas o que ajudou o estudante a praticar o rapel direitinho, ele mesmo explica: foi prestar muita atenção nas orientações repassadas durante as etapas de preparação. Lembrei do que eles falaram sobre como colocar o pé na parede e segurar firme a corda, conta.

Quando a Gerência de Defesa e Ação Comunitária da Guarda Municipal de Curitiba foi acionada pela direção da escola para promover atividades lúdicas, mas que também ajudassem a desenvolver práticas de estímulo ao companheirismo, à disciplina e à concentração com os alunos. A meta era contribuir com dinâmicas diferentes para o envolvimento e a participação das crianças da educação integral, que permanecem cerca de nove horas por dia dentro da escola.

Precisamos ter um leque grande de atividades criativas e também trabalhar junto com o exercício físico as questões como segurança, proteção, confiança, cuidado e respeito com o outro. Desde as palestras de preparação até as instruções do exercício, a Guarda Municipal reforçou essas lições, destaca a diretora do CEI David Carneiro, Cristiane Bassan. A partir dessas novas experiências, que atraem o interesse e a curiosidade dos alunos, a gente aproveita também para reforçar os valores do respeito e da cidadania, afirma o professor de Educação Física, Prática do Movimento e Iniciação Esportiva, Thiago Lucas.

O CEI atende 392 estudantes e mais dez alunos na turma da Educação de Jovens e Adultos. Com esta segunda turma a praticar o rapel, 120 estudantes já foram sorteados para participar da atividade. Uma outra turma deverá ser montada para que todos os alunos do 4º e do 5º ano tenham essa experiência. Foi emocionante, diz Endryw Rafael dos Santos, da turma do 5º ano A. Dá um pouco de medo, mas a gente sabe que é seguro e arruma coragem, admite Cauãn Stephen, colega dos outros dois garotos.

Antes de descer pela corda, os estudantes passam por três checagens nos materiais usados, em conferência feita pelos dois técnicos de cordas envolvidos, pelo agente de defesa civil e técnico de segurança que acompanha o grupo e pelo coordenador do programa, sob o olhar atento da servidora da Secretaria Municipal da Educação, professora Neusa Krupa, da Gerência de Projetos Educacionais e Coordenadoria de Educação Integral.

 

GMM por um dia

Segundo o coordenador do programa da Guarda Municipal Mirim (GMM), supervisor Ayrton Storer, o Guarda Municipal Mirim por um dia é um projeto voltado a atender à demanda das escolas que querem se preparar para implantar o programa, a exemplo de outras 28 escolas inscritas neste ano. A gente demonstra com brincadeiras diversas, palestras e atividades os trabalhos que são desenvolvidos pelo programa da GMM, ressalta Storer. Ele lembra que em 2013, o projeto foi levado à Escola Municipal Margarida Orso Dallagrassa, no Tatuquara. No ano seguinte, reunindo as condições necessárias para sua implantação, o programa da Guarda Municipal Mirim foi iniciado na escola.

O rapel ilustra bem que qualquer tipo de esporte, mesmo os esportes radicais, se praticado com segurança, não oferece riscos, argumenta Storer. Cuidado e segurança são lições essenciais que essas crianças levam para toda a vida e que estão dentro das atribuições da Guarda Municipal, de proteção preventiva e comunitária, conclui. A Guarda também recebe e atende a pedidos de associações, de igrejas, entre outras instituições para instruir jovens e crianças dessas comunidades nos ensinamentos repassados aos guardas municipais mirins.