A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) está instalando 500 novos paraciclos em Curitiba. Nesta semana, a Regional Matriz recebeu dez das estruturas, que foram instaladas na região interna da Rua da Cidadania na Praça Rui Barbosa, próximo do posto da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e do Restaurante Popular, e permitem o estacionamento de até 20 bicicletas.

Os paraciclos estão sendo colocados em locais de parada rápida e com prioridade aos espaços públicos, como as administrações regionais, unidades de saúde, escolas municipais, praças e parques com demandas, e também outros pontos específicos que foram sugeridos pela população. Com apoio da Fundação Cultura de Curitiba, a Setran iniciou também neste ano a instalação de paraciclos nos espaços culturais públicos da capital.

Este é mais um passo na política de ciclomobilidade da gestão do prefeito Gustavo Fruet. Além de criação das estruturas viárias, como ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, a intenção é incentivar a utilização da bicicleta em Curitiba criando também espaços para que as pessoas possam deixar seu equipamento enquanto realizam outras atividades na cidade, diz o assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran, Jorge Brand, o Goura.

O administrador regional da Matriz, Maurício Figueiredo, destaca que a instalação do paraciclos atende a uma demanda dos usuários da Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa. Estamos incentivando a bicicleta com um novo modal de transporte em Curitiba e por isso é importante termos nos equipamentos da Prefeitura um local para que a população possa deixar sua bicicleta. Os paraciclos vão oferecer mais segurança aos ciclistas que frequenta a regional, pois os equipamentos estão localizados em uma área interna, sendo uma proteção maior para as situações de risco das ruas, confirma.

A Setran seguirá com a implantação dos paraciclos nos meses de maio e junho nos seguintes locais: Rodoferroviária, Teatro do Paiol, Centro Cultural Portão, Praça Brigadeiro Mário Eppinghaus, Rua Trajano Reis (Largo da Ordem), Rua Jaime Reis (Largo da Ordem), Rua da Cidadania Cajuru, Rua da Cidadania CIC, Ministério do Trabalho (Travessa da Lapa), Museu da Imagem e do Som (Rua Barão do Rio Branco), Rua Francisco Torres (esquina com Rua Nilo Cairo), Núcleo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude Ewaldo Riedel (CIC), Av. Manoel Ribas (três locais), unidades de saúde Bairro Alto, Bairro Novo, Camargo, Concórdia, Eucaliptos, Monteiro Lobato, Oswaldo Cruz, Ouvidor Pardinho, Pilarzinho, Santa Felicidade, União das Vilas e Vila Guaíra e escolas municipais Albert Schweitzer, Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Sobrinho, Coronel Durival Britto e Silva, Eny Caldeira, Júlia Amaral di Lenna, Maria Clara Brandão Tesserolli, Papa João XXIII, Prefeito Omar Sabbag, Professor Erasmo Pilotto, Professor Herley Mehl e São Miguel.