O Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), durante atividades de combate à crimes, apreendeu mais de 2 mil metros de rede de pesca, armas de fogo, pássaros silvestres, munições e materiais para pesca. As ocorrências foram entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29) nos municípios de Diamante do Norte, no Noroeste do estado, e em Centenário do Sul, no Norte paranaense.

A primeira situação foi durante uma operação no Rio Paranapanema, em Diamante do Norte, desencadeada pela 3ª Companhia do BPMA. Ao todo, foram apreendidos 2.300 metros de redes de pesca que estavam em local proibido e 77 quilos de peixes.

A maior parte do material foi encontrado próximo à barragem da Usina hidrelétrica de Rosana, na divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo. Os objetos foram encaminhados para a destruição e os peixes entregues a uma instituição carente de Diamante do Norte. Ninguém foi preso na ação.

Na manhã desta sexta-feira, uma equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e policiais militares de São Sebastião da Amoreira, ambos pertencentes à 2ª Companhia do BPMA, cumpriram um mandado judicial expedido pela Comarca de Centenário do Sul (PR).

Na casa do suspeito, foram feitas buscas e encontrados duas armas de fogo, nove pássaros silvestres e 109 munições de diversos calibres. O proprietário foi preso e encaminhado, juntamente com o material, até a delegacia da cidade para as medidas cabíveis.