A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), está preparando mais uma edição da Festa do Vinho e Mostra Folclórica. Neste ano os dias 5, 6 e 7 de agosto foram as datas escolhidas para a realização do evento. Com sempre, a Festa do Vinho 2016 será realizada no Parque do Vinho, localizado na Rua Júlio César Setenareski, 1.500, na Colônia Mergulhão, área rural de São José dos Pinhais.

Durante os três dias quem passar pelo Caminho do Vinho irá conferir a estrutura com mais de 5 mil m² e poderão consumir a culinária tipicamente italiana como bolos, tortas, bolachas, biscoitos, porções de polenta frita, salame, aipim, pizza, salgados, risoto e frango frito, além de saborear vinhos artesanais, quentão, sucos de uva, licores, queijos, salames, conservas, compotas de doces e geléias.

A XIV Festa do Vinho e Mostra Folclórica se tornou um evento tradicional de São José dos Pinhais. Isto fica claro quando já estamos organizando a 14ª edição do evento. O objetivo maior da festividade é fomentar o turismo rural na região do Caminho do Vinho, na Colônia Mergulhão, e resgatar as tradições típicas com apresentações de grupos folclóricos, bem como a valorização das diversas culturas presentes no Município e a preservação da imigração e miscigenação na Cidade, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli.

Diversas atrações culturais prometem movimentar as 12 mil pessoas esperadas. Na sexta-feira (5), a entrada do público se dará a partir das 18h, e terá a abertura oficial da 14ª Festa do Vinho e Mostra Folclórica, a escolha da nova rainha da Festa, atrações musicais e a Cerimônia do Vinho (pisada da uva na mostela). No sábado (15), os portões abrem às 11h e contará com almoço, Mostra Folclórica e a tradicional polenta de 14 metros. No domingo (16), haverá a Santa Missa em italiano, além de diversas atrações folclóricas e bandas convidadas.

Os ingressos para a 14ª Festa do Vinho e Mostra Folclórica terão um valor único de R$ 5. Já no estacionamento oficial da festividade será cobrado o valor de R$ 10 por automóvel.

História
Foi em 2002, quando alguns grupos folclóricos da Colônia Mergulhão decidiram se juntar para mostrar o seu trabalho, que iniciou a Festa do Vinho de São José dos Pinhais. A primeira edição reuniu cerca de cinco mil pessoas em uma tenda de circo montada ao lado da capela Nossa Senhora da Conceição.

Programação dia 05/08 – Sexta-Feira
18h: Abertura dos portões
Concurso da Rainha
19h30: Abertura Oficial e apresentação da nova rainha da Festa do Vinho 2016
Coral Italiano Belvedere
Grupo Folclórico Cuore D’Itália
Cerimônia do Vinho
Grupo Musical Ítalo Brasileiro Ragazzi Di Monti
00h00: Encerramento da Festa

Programação dia 06/08 – Sábado
11h: Abertura dos portões
Almoço, gastronomia italiana e pratos típicos regionais
Cantor Alberto Batistella
Grupo Folclórico Cuore D’Itália
Grupo Folclórico de Dança Gauchesca
Grupo Folclórico Árabe Masbha
Grupo Folclórico Polonês Wawel
Grupo Ítalo Polonês Taquaral
Polenta de 14 metros (distribuição gratuita)
Deco Dal Ponte e Banda
00h00: Encerramento da festa

Programação dia 07/08 – Domingo
10h: Missa em italiano na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Ivano O Italianíssimo
Coral Italiano Belvedere
Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko
Estúdio Aziza Mahaila – Dança de Ventre
Grupo Folclórico Cuori D’Itália
Banda Vecchio Scarpone
20h: Encerramento da Festa

 

MAIS FOTOS