A partir desta semana, cães e gatos da Regional Cajuru serão atendidos pelo centro cirúrgico itinerante, o chamado de castramóvel, para procedimentos gratuitos de esterilização. A estrutura foi montada no Parque Peladeiro. A Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estima que aproximadamente 550 animais dos bairros que compõem a regional, previamente cadastrados, devem ser castrados até a próxima quinta-feira (30). O início da ação, nesta segunda-feira (27), contou com a visita da primeira dama do Município e presidente da Fundação de Ação Social, Marcia Oleskovicz Fruet.

A proteção animal é um dos pilares do plano de governo municipal. A castração é um procedimento caro, porém necessário, e muitas famílias não têm condições de realizá-la. É imprescindível que a Prefeitura ajude os locais de maior vulnerabilidade e risco. Não vamos conseguir resolver os problemas de todos os cães que estão na rua, mas de maneira gradativa diminuiremos o sofrimento destes animais, analisa Marcia.

Na semana passada, o castramóvel atendeu 648 animais dos bairros Caximba, Campo do Santana e Tatuquara. Não tivemos nenhuma complicação e nenhum óbito. Atendemos seis ligações solicitando orientações em relação ao comportamento dos animais após a cirurgia, explica  médico veterinário Ricardo de Almeida Souza, responsável pela empresa credenciada para realizar as castrações.  

O castramóvel é equipado com três salas para procedimentos cirúrgicos, com seis veterinários e acompanhamento de uma ambulância UTI para atendimento emergencial. O atendimento no bairro facilita a adesão da população. Tivemos apenas 20% de faltas nos atendimentos programados para a regional Tatuquara, conta o coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi.

Ana Carolina dos Santos Mendes, moradora do bairro Cajuru, levou a cachorrinha Diva dentro de um carrinho de bebê para ser esterilizada. É muito bom esse programa da Prefeitura para evitar a procriação desenfreada dos cachorros. Como é perto de casa, a gente não tem que gastar nada. Nem com transporte e nem com medicamento. Uma maravilha.

A dona de casa Monica Carolina de Oliveira Cletamberg foi com a família toda levar Totó e Luna, que foram resgatados das ruas, para a castração. Eles estão tendo uma grande oportunidade. Já fazia tempo que pensava em fazer a castração, mas o custo impedia que eu levasse os dois até uma clínica particular. Aqui aprendi muito com a palestra e ainda ganhamos os remédios do pós-operatório, conta satisfeita

O controle populacional diminui a ocorrência de zoonoses, de acidentes como mordeduras e até acidentes de trânsito, sem falar nos benefícios para a saúde do próprio cão ou gato, porque previne doenças como o câncer da mama, dos testículos e doenças da próstata ou do útero dos animais.

 

Como participar

Conforme previsto no edital de credenciamento, lançado em fevereiro deste ano, a Rede de Proteção Animal pretende realizar 7 mil castrações de cães e gatos até a o fim do mês de dezembro. 

São atendidos pelo projeto cães e gatos de famílias beneficiadas e inscritas em programas sociais como Bolsa Família, Armazém da Família e por programas da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, além dos animais de protetores independentes e organizações não-governamentais.

Para inscrever os animais no programa de castração, o proprietário ou protetor deve preencher um formulário e assinar um termo de responsabilidade. Os responsáveis passarão obrigatoriamente por uma palestra, que será realizada no local e na hora da castração, para orientações e entrega de medicamentos que serão prescritos no pós-operatório.

Em julho, será a vez dos cães e gatos dos bairros pertencentes à Regional CIC. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 6 e 18 de julho. O local e horário das inscrições será divulgado em breve.

Até o fim do ano, o castramóvel passará por todas as dez administrações regionais, conforme calendário que será divulgado no site da Rede de Proteção Animal.