Curitiba registrou uma queda de 36,5% no número de atropelamentos e de 40,4% no total de feridos nessas ocorrências nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2014. Segundo informações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), entre janeiro e abril de 2016 foram registrados 153 atropelamentos na Capital, que deixaram 146 pessoas feridas e provocaram outras três mortes. Em 2014 haviam sido 241 acidentes, com 245 feridos e três mortos.

De acordo com o tenente Ismael Veiga, porta-voz do BPTran, são dois os principais motivos que levaram ao bom resultado: o reforço da fiscalização e a implantação da área calma na região central da cidade. Se a gente for analisar essas questões na prática, percebemos que (a redução nos índices) foi resultado do aumento da fiscalização e, sobretudo, a implantação da área calma, que foi muito importante, já que a maior parte dos acidentes ocorriam no Centro.

O resultado positivo, inclusive, chega a surpreender se levado em consideração que ao longo dos últimos anos houve uma intensificação da densidade demográfica na cidade e a frota de veículos disparou, com aumento de 46,5% entre janeiro de 2007 e dezembro de 2015 (hoje são 1,42 milhão de veículos na cidade).

Isso temos comemorado muito. A frota tem aumentado, a densidade demográfica também, e em contrapartida temos conseguido reduzir os números de acidente num geral desde 2011. E grande parte disso acontece pela iniciativa do Estado, com programas como o Vida no Trãnsito. Isso mostra que o problema do trânsito brasileiro tem jeito com políticas públicas sérias, a Polícia Militar agindo na fiscalização e outros órgãos trabalhando para a educação no trânsito, aponta o tenente.

Mas se por um lado há o que se comemorar, por outro ainda há muito trabalho a se fazer. É que 96% dos atropelamentos, ainda de acordo com o BPTran, poderiam ser evitados, já que ocorreram por falha humana — alguma transgressão à legislação de trânsito ou a falta de atenção, tanto por parte dos motoristas como dos pedestres.

Embora estejanos caminhando no rumo certo, ainda temos muito a melhorar. Dizer que não haverá acidentes é impossível, mas ainda há acidentes que poderíamos trabalhar anteriormente na prevenção, afirma o tenente Veiga. Lógico que o acaso ou mesmo uma distração pequena as vezes acontece, mas grande parte desses casos aconteceram por falhas humanas, que poderiam ser evitadas com mais atenção, finaliza.

O ponto mais perigoso da Capital

Os dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apontam também quais os trechos com maior número de ocorrências de atropelamentos em Curitiba. E curiosamente, nos três anos analisados foram as mesmas vias que aparecem entre as campeãs em atropelamento, variando apenas a colocação de cada ponto ano a ano. São elas: Avenida Marechal Floriano Peixoto, Avenida República Argentina e Avenida Sete de Setembro, sendo que a Avenida Marechal Floriano Peixoto aparece em todos os três anos da estatística do BPTran.