A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) publica hoje portaria que altera o limite de Peso Bruto Total (PBT) permitido para veículos de carga que circulam pela Linha Verde nos horários de restrição. O peso máximo permitido passa de 7 para 10 toneladas.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) solicitou a mudança à Setran para que seus associados possam atender melhor e mais rapidamente seus clientes no atual cenário econômico. A secretaria fez estudos na região e constatou que a mudança não deverá causar grandes impactos no trânsito na Linha Verde nos respectivos horários, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

Veículos de carga são proibidos de circular na BR-476 (Linha Verde), no trecho entre os quilômetros 120,7 e 142,8, em dias úteis, entre 7 e 9 horas e entre 17 e 19 horas. Excetuam-se da restrição veículos oficiais, veículos prestadores de serviços públicos e veículos de socorro mecânico quando se deslocarem para atendimento a ocorrência no trecho especificado.

Durante todo o dia, os veículos de grande porte (ônibus, caminhões, etc,) devem circular pela direita, conforme determina a legislação e a sinalização do local. A velocidade máxima permitida na Linha Verde é de 70km/h.

A alteração das placas de sinalização na via indicando a nova tonelagem permitida será realizada com apoio do Setcepar. A fiscalização do respeito ao limite de PBT é feita pelos radares instalados na via.
A Setran faz a fiscalização do trânsito na Linha Verde em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), seguindo um convênio assinado e renovado pela Prefeitura de Curitiba e a União em agosto de 2015.