O último censo realizado para verificar se a população de papagaios-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) – espécie que vive somente na Floresta Atlântica – está se reproduzindo e conseguindo se manter em sua área de ocorrência, apontou que a maioria da população do litoral do Paraná – cerca de quatro mil papagaios, 60% do total – habita o dormitório da Ilha da Cotinga.

Há 14 anos, este trabalho é feito anualmente para registrar a população mínima de no trecho que vai do litoral sul de São Paulo ao litoral norte de Santa Catarina, englobando todo o litoral paranaense.

O Censo deste ano, realizado no início de junho, contabilizou, no total, 8.380 papagaios, 6.548 no Paraná e 1.832 em São Paulo. O estudo é coordenado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e mostra que, em média, a população se manteve em relação ao ano passado, quando foram registrados 9.176 papagaios.

No Paraná, as maiores concentrações estão no Parque Nacional do Superagui, Estação Ecológica da Ilha do Mel, APA de Guaraqueçaba e Reserva Indígena da Cotinga.

Liberada a venda e o consumo de ostras e mariscos produzidos no Paraná
O Governo do Estado, na última sexta-feira (15), a liberação da produção, extração, venda e consumo de ostras, mexilhões/mariscos, berbigões e vieiras procedentes do Litoral paranaense que estavam proibidos desde o final de junho, em razão do fenômeno ambiental Maré Vermelha.

A decisão foi tomada pelas equipes da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, após novos laudos laboratoriais feitos nesta semana. A maré vermelha se caracteriza pela concentração de algas que liberam toxinas no meio aquático e podem causar episódios de diarreia, vômito e dor abdominal.

São Paulo quer recompensar financeiramente quem vai de bike
Assim como já acontece em Paris, por exemplo, onde a população que decide usar a bicicleta como meio de transporte recebe € 0,25 por quilômetro rodado, a Prefeitura de São Paulo também pretende recompensar quem usa a bike diariamente. O projeto, que tem sido chamado de bilhete mobilidade, deve usar um sistema de bilhete único, conectado a um aplicativo para monitorar as pedaladas e transformar as distâncias percorridas em créditos. A verba para recompensar os ciclistas deve ser proveniente dos subsídios atuais destinados às empresas de ônibus. De acordo com o projeto, os ciclistas vão acumulando créditos no bilhete e a cada quatro meses o reembolso poderá ser feito, de forma semelhante ao sistema da Nota Fiscal Paulista. Outra opção é acumular os créditos e trocar créditos para usar nos transportes públicos, táxis, uber e outros.

Aproveitamento sustentável de espécies da biodiversidade
Estão abertas as inscrições para o workshop Nichos de mercado para o setor agroindustrial – Espécies nativas do Brasil – Conhecimentos, tecnologias e negócios, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, em Campinas (SP). Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros, entre eles o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento vai debater a demanda mundial por novos produtos que agreguem geração de renda e conservação do meio ambiente. Durante o evento, o MMA realizará duas palestras. O tema da primeira é Acesso ao patrimônio genético brasileiro: aspectos regulatórios, e Biodiversidade para alimentação e nutrição. Os debates serão no dia 21 de setembro. Programação completa no link https://www.embrapa.br/workshopnichos2016

Pontes verdes parte 2
O engenheiro florestal, Trajano Garcia Neto, enviou email para a Coluna Conteúdo Sustentável, após a publicação da nota sobre Pontes Verdes na última semana.

Trajano, que é mestre em ciências florestais com ênfase em Unidades de Conservação (UC) e Zona de Amortecimento, enviou ofício para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e outras entidades de proteção ambiental, destacando a necessidade da estruturação das UCs, especialmente, para proteção da fauna silvestre. A construção de passagens sobre (ou sob) rodovias permite que os animais tenham condições normais de sobrevivência e reprodução, enfatiza o especialista.

Entre as passagens sugeridas está a complementação do túnel aberto de contenção de movimentação de terra a situada no km 125 da BR-277, divisa dos municípios de Balsa Nova e Campo Largo (Paraná) que corresponde a fração pertencente a APA da Escarpa Devoniana.