A Volvo Automóveis traz para o Brasil a linha 2017 do utilitário esportivo XC60. A principal novidade é o modelo com motor a diesel, aé então não disponível pela marca no mercado brasileiro. São duas versões de acabamento – Kinetic e Momentum – com preços sugeridos R$ 199.950 e R$ 224.950, respectivamente. Equipado com motor 2.4 na configuração D5, turbodiesel e cinco cilindros, o propulsor entrega 220 hp de potência prometendo economia de combustível.

Com um tanque de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia segundo IMETRO. O XC60 diesel tem sistema de tração integral AWD com diferencial central de acoplamento viscoso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo. O utilitário é equipado com transmissão automática Geartronic de seis velocidades e paddle shift na coluna de direção.

No interior, o utilitário esbanja a característica luxo: banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo, função start-stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18 polegadas são alguns dos equipamentos de série. Na versão Momentum, acrescenta-se banco com regulagem elétrica também para o passageiro, painel de instrumentos digital de 8″ com três modos de tela, teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, além de suporte lombar com regulagem elétrica do assento dianteiro e sistema de navegação por GPS com mapas 3D e informações de tráfego em tempo real.

Ambas as versões têm o sistema de entretenimento com display central com tela de 7 polegadas e DVD player, com áudio reproduzido em 8 alto-falantes. Entre os itens de segurança o XC60 oferece de série o City Safety, sistema de assistência para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas: ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo.