Ligando o Norte ao Sul da Europa, depois de consumir 12 bilhões de dólares, foi inaugurado em junho, depois de 69 anos, o maior túnel do mundo na Suíça. Uma das maiores obras de engenharia civil do mundo, o mais profundo túnel ferroviário debaixo dos Alpes, é parte do plano da estratégia suíça de preservar o meio ambiente e foi projetado há sete décadas.

Superando os 53,9 km do Seikan no Japão, e os 50,5 km do Canal da Mancha, o túnel dos Alpes tem 57,1 km e levou quinze anos para ser escavado, ocupando mão de obra de 2,4 mil operários.

A antiga linha ferroviária do São Gotardo foi aberta em 1882 como principal rota de comércio da Europa. Hoje são 26 milhões de toneladas de mercadorias transportadas pelos Alpes. As obras do novo túnel foram iniciadas em 1995, mas as escavações só começaram em 2002 em ambos os lados, Norte e Sul. A remoção das pedras chegou a 28 milhões de toneladas, completada em março de 2011. Foi quando começou a colocação dos trilhos, infraestrutura para equipar os dois túneis paralelos separados por 40 metros, os equipamentos de segurança. Quatro outros túneis foram criados como segurança.


Com a inauguração do túnel São Gotardo, o maior túnel ferroviário do mundo, a viagem entre Zurique e Lugano teve redução de 45 minutos

Agora os trens podem circular simultaneamente em ambas as direções, saindo da cidade de Erstfeld (cantão de Uri) até a cidade de Bodio (Ticino), transportando 40 milhões de toneladas/ano de mercadorias. Os passageiros e turistas ganharam na redução de 45 minutos no trajeto entre Zurique e Lugano. O túnel também tem objetivo político, mostrando a Suíça como líder na Europa, cumprindo seu papel de integração no continente. Em 1992 a população suíça rejeitou em votação entrar para a União Européia .Preferiu negociar acordos com o bloco e harmonizar suas leis com as de Bruxelas.

O povo suíço pagou sozinho os 12 bilhões de dólares da grande obra, que tem 2,3 km de profundidade e 57,1 km de comprimento e encabeça a lista de maiores obras ferroviárias do mundo, seguido do túnel Brenner, entre Áustria e Itália, previsto para 2026, o Seijan no Japão, o Eurotúnel entre França e Reino Unido (submerso) e o de Lotschberg (Suíça). O túnel de São Gotardo possibilita viagens a mais de 250 km/hora.



Papai Noel já está trabalhando para as festas do Natal de Luz, em Gramado

PAPAI NOEL JÁ ESTÁ EM GRAMADO
Dois meses antes do Natal, Papai Noel já dirige os trabalhos e o Turismo na Serra Gaúcha, preparando o Natal Luz de Gramado. Chegou junto com as chuvas de outubro, que acontecem todos os anos, mas sempre causam confusão.

O Natal Luz de Gramado dura mais tempos do que as grandes festas – como o Carnaval – na Bahia. E termina em meados de janeiro. Dá para curtir tudo o que a Serra Gaúcha tem de bom, além das festas natalinas diárias. Operadoras colocam pacotes especiais para os turistas de final de ano. Mas dá perfeitamente para vivenciar a pequena cidade serrana gaúcha em plena liberdade. Afinal o centro da cidade é também o centro da festa e dista apenas meia hora de caminhada da Expo Gramado. Procure não depender de táxi, que são em pequeno número, nunca estão no ponto e cobram caro a corrida.

As agências de Turismo local vendem ingresso para os eventos já incluindo transporte, mas uma família vai gastar uma boa soma de dinheiro. Não é época para gastos supérfluos, então o melhor é alugar um carro onde cabem todos. Muitos dos espetáculos são grátis, como a Parada de Natal, que acontece de quinta a domingo a partir das 16 horas. Sempre há também atrações musicais na Rua Coberta. O show maior é quando as luzes são acesas à noite, a partir das 20h30. O melhor lugar para assistir o espetáculo é ficar na frente do Palácio dos Festivais.

Veja o que dá para fazer na região: seguir para Canela, para visitar o Mundo a Vapor, um museu com miniaturas de todos os tipos de máquinas movidas a vapor, desde locomotiva até fábrica de papel. O Museu da Moda procura mostrar a evolução do vestir desde os tempos de Cleópatra até os dias de hoje. E os Bondinhos Aéreos, no parque da serra, são teleféricos que levam turistas ao melhor mirante para a Cascata do Caracol. A cascata tem 131 metros ( a Cascata Véu da Noiva de Gramado apenas 21 metros). Canela tem também o Parque da Ferradura, onde o Rio Santa Cruz mostra um canyon de 400 metros de profundidade. Para caminhadas, o Parque das Sequóias. As duas cidades são separadas pelo Vale do Quilombo

Em Gramado, além do programa oficial de eventos, dá para curtir a Snowland, estação de esqui coberta , sempre tranquila entre segunda e quarta feira. Bom para quem não gosta de enfrentar filas e queira ter o tempo todo ao seu dispor. É que nos dias de final de semana, quando o local fica lotado, a permanência na neve é de apenas duas horas.

Aproveite para um tour gastronômico. Claro que há rodízios de carnes e de fondue, mas há também bons restaurantes com opções de pratos mais sofisticados da culinária internacional. E os chocolates entram na lista de compras, já que a região é famosa pelas fábricas de chocolate ( na Páscoa, a programação é toda feita em torno dos doces de cacau). Além de copiar paisagens europeias, Gramado transformou o fondue, da culinária franco-suíça ,em prato típico da terra dos alemães e italianos, que colonizaram a região. Também de origem europeia é o farto café colonial, uma tradição que pode colocar na mesa até cinquenta tipos de doces e salgados acompanhados de chá, café e vinho da serra. Perfeito para uma tarde friorenta.

A colonização dos imigrantes começou em 1875, e a região era chamada de Gramadinho, um lugar de descanso para os tropeiros que iam do litoral ao nordeste do Estado. As primeiras famílias ficaram no lugar onde hoje está o Lago Joaquina Bier, construído artificialmente e uma das atrações da cidade. Na época, o centro da vida de Gramado estava onde hoje é a zona rural, na Linha Nova, cerca de 9 quilômetros do centro. A Linha era um bairro e a divisão feita para facilitar a vida dos carteiros. Era onde ficava a delegacia, o cartório, a praça central com a igreja de pedra.

Foi esta Gramado que serviu de base para o filme O Quatrilho, de Fábio Barreto. Só que o filme foi rodado em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, mas a história se passou em Gramado. No antigo cemitério ainda hoje dá para visitar os túmulos da família Trentin, retratada no filme.

Gramado tem o maior festival de cinema do país, sempre com presença de grandes nomes da cinematografia brasileira e internacional. O Festival de Cinema de Gramado foi um dos grandes impulsionadores do Turismo na região. Começou modestamente em 1973, para se tornar uma espécie de Oscar tupiniquim.

Aproveite também para curtir a natureza, que foi pródiga em Gramado. Poucas cidades cuidam tanto de seus jardins e parques, o que é ótimo para quem gosta de caminhadas ao ar livre, para andar de bicicleta ou simplesmente admirar o que é belo. O Parque Knorr foi batizado em homenagem ao alemão que introduziu as hortênsias na cidade e é o mais famoso de Gramado.

Com 900 metros de altitude, Gramado sobre por montes, desce para rios, forma vales e lagos. A cada estação do ano a cidade se transforma: no verão as temperaturas ficam em torno de 20 graus. No outono, uma névoa desce repentinamente sobre a cidade, fazendo a paisagem ficar envolta em mistério. No inverno a temperatura pode cair abaixo de zero e pode ocorrer uma rápida nevasca. Na primavera é a época das flores coloridas, principalmente da hortênsia, flor símbolo desde a década de 40.

Na década de 70 foi até baixada uma lei determinando que todas as construções deveriam seguir o estilo arquitetônico bávaro, implantado por Oscar Knorr no Parque Knorr, uma área de 70 mil metros quadrados de jardins e bosque nativo. A região do Lago Negro, destruída por um incêncio em 1942, foi reflorestada na década seguinte com plantas trazidas da Floresta Negra, da Alemanha, reproduzindo um cenário europeu.

Além da floresta alemã, Gramado se preparou para o Turismo com boa infra estrutura hoteleira, comércio diversificado, atrações. Há malharias, fábricas de móveis, artesanato, fábricas de calçados, roupas de couro e os famosos chocolates caseiros.Fora das datas de grandes eventos, Gramado é lougar de descanso. Curta as rodas de chimarrão, que acontecem em quase todos os principais hotéis, para beber o mate e provar as pingas da região, enquanto assiste a algum espetáculo de danças típicas. Vá e aproveite.