Acontece entre os dias 20 a 26 de novembro a Semana Culinária do Lapinha Spa – evento voltado ao incentivo da alimentação saudável e pelo qual o spa é reconhecido nacional e internacionalmente.

Nessa edição, a Lapinha convidou a jornalista Patrícia Ferraz, editora do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, e a chef Nathalie Passos, especializada em culinária vegetariana e dona do Naturalie Bistrô, no Rio de Janeiro. As especialistas irão ministrar workshops sobre os benefícios da alimentação saudável e darão dicas de receitas. Na Lapinha, a gastronomia ovo-lacto-vegetariana é incorporada à alimentação orgânica, o que ajuda não só na reeducação alimentar, mas também a desintoxicação do organismo. A maioria dos alimentos servidos no spa é cultivado em horta própria e colhido poucas horas antes do consumo, o que reforça seu frescor característico.

Centro de Curitiba ganha prédio sustentável
Uma antiga casa, localizada na avenida Jaime Reis, Largo da Ordem, foi transformada em um prédio sustentável e sede da Andersen Ballão Advocacia.

A obra, com de mil metros quadrados, ganhou um paredão verde formado por plantas nativas que também auxiliam na melhoria da qualidade do ar. Além disso, o prédio  conta ainda com 48 painéis solares para geração de energia e sistema de ar condicionado inteligente.                         
 
Paraná prepara Força-Tarefa para resposta a desastres naturais
O Governo do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, está organizando um regime de Força-Tarefa para qualificar e dar celeridade à reposta aos desastres naturais  no Estado. A Força-Tarefa prevê  ações de saúde e vigilância sanitária nas áreas de desastres, apoio aos municípios para atendimento às famílias afetadas com serviços social e a recuperação emergencial da infraestrutura danificada .
 
Brasil e China estudam parceria sobre químicos
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) recebeu, nesta semana, representantes do Ministério da Proteção Ambiental da China para o intercâmbio de experiências na gestão de químicos. Durante os encontros foram apresentados e discutidos temas sobre o progresso dos dois países na implementação da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Entre eles, há o monitoramento ambiental de POPs, o desenvolvimento de regulações para o registro, avaliação e controle de substâncias químicas de uso industrial e a gestão de substâncias químicas na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos.
 
Projeto alia sustentabilidade ao ensino de inglês
Práticas de sustentabilidade ambiental representam uma tendência importante na educação contemporânea. Estudos demonstram que uma escola verde tem um impacto positivo na melhoria das condições ambientais, na saúde e no desempenho acadêmico dos alunos. Na Phil Young’s English School, as crianças de 7 a 11 anos participam de atividades e aprendem sobre cidadania e meio ambiente.
 
Dentre as ações de estão o sistema de separação e reciclagem de lixo em todas as escolas e a sua horta comunitária, na qual as crianças vivenciam a experiência do plantio e cuidado de legumes e verduras orgânicas. No final do ciclo, os alunos comemoram o aprendizado com a Festa da Salada, exaltando também, a importância de uma alimentação saudável.
 
Garota inventa sistema portátil que limpa água
A jovem australiana Cynthia Sin Nga Lam, de apenas 17 anos, desenvolveu um sistema portátil que é capaz de purificar a água ao mesmo tempo em que gera energia.
 
A invenção foi apelidada de H2prO e tem como base apenas dois agentes principais: dióxido de titânio e luz. Ao entrar em contato com a luz, o titânio absorve a energia ultravioleta e gera radicais que auxiliam o processo de oxidação de compostos orgânicos, que se decompõem para produzir CO2 e H2O.
 
Os testes feitos mostraram que o H2prO tem eficiência de 90% na remoção dos poluentes orgânicos, finalizando o processo em até duas horas. No entanto, em relação à produção de energia, o sistema ainda é instável, mesmo que a produção de hidrogênio fotocatalítico tenha sido satisfatória. A jovem inventora foi uma das finalistas do concurso de ciência do Google e, em sua apresentação, ela garante que continuará trabalhando para tornar o sistema ainda mais eficiente.