Terminou neste domingo o 28º Campeonato Aberto de Golfe do Ponta Grossa Golf Clube, a disputa aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro nas modalidades stroke play e stableford. Este foi o último evento do ano de 2016 valendo pontos para o ranking da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.
Os grandes campeões do torneio foram os golfistas Rafael Bernardi e Maria Cristina Bueno que lideraram de ponta a ponta a disputa. Rafael finalizou com 147 gross, e Maria Cristina com 166 gross. Os vice-campeões foram Marcio Fernandes e Zenilda Souza, com 159 e 188 gross, respectivamente.
Na primeira categoria do masculino, Julio Neme, Carlos Eduardo e Odair Pereira foram os premiados. Julio finalizou em 146 net contra 160 de Carlos e 154 de Odair.
O primeiro lugar da segunda categoria ficou com Marcus Bernardi com 136 net, seguido por Murilo Leal com 138 net e Luis Carlos Silveira com 144 net.
O golfista Yasumi Takeda venceu a terceira categoria com 148 net, mesma pontuação do segundo colocado, Gregory Bozacki. O terceiro colocado foi Leonardo Bernardi com 149 net.
Na categoria Stableford, o primeiro colocado foi Claudio Rafael Guedes com 79 pontos, seguido por Walter Moro com 75 pontos e Eduardo H. Cinagawa com 67 pontos.
Na primeira categoria do feminino, as golfistas premiadas foram Tica Hara e Lucia Sumikara com 165 e 169 respectivamente. Na segunda categoria, Leila Bernardi e Elza Yamamoto foram premiadas. Luiza finalizou com 147 net, e Elza com 149 net.
Além destes, os golfistas Jair Benke Jr., Eduardo Leal Macedo e José Hamylton Bernardi foram premiados pelo melhor gross juvenil, pré-sênior e sênior, respectivamente.
Os golfistas voltam a pontuar no ranking da FPCG em fevereiro de 2017, onde está prevista uma emocionante disputa no Royal Golf, inclusive, o calendário aprovado em assembleia já se encontra disponível para acesso no site da Federação: fpcg.com.br


Homenagem ao Sr. Arata Hara
Prestes a completar seus 70 anos de idade, o Sr. Arata Hara foi homenageado em jantar realizado no último sábado, dia 19, durante o 28º Aberto do Ponta Grossa Golf Club. Sua esposa Tica Hara, atual diretora do departamento feminino da FPCG, definiu o jantar como: Memorável.
Elogiado pelos participantes do torneio por apresentar ótimas condições de jogo, o campo do Ponta Grossa faz parte da trajetória do Sr. Arata, sendo ele, sócio-fundador do mesmo, onde também exerceu a função de vice-capitão. Posteriormente, as portas da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe foram abertas, onde durante dois anos exerceu a função de vice-presidente técnico no mandato de Joaquim Portes. Foi também eleito presidente da FPCG, onde administrou as atividades durante dois mandatos, ou seja, quatro anos. E há seis anos, até atualmente, exerce o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe, órgão máximo da modalidade no país.
A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe gostaria de por meio deste, agradecer ao Sr. Arata Hara por todo trabalho e dedicação ao desenvolvimento do golfe brasileiro.


Paranaenses representam país em Copa Los Andes
A 71ª edição da Copa Los Andes – Campeonato Sul-Americano de Golfe que acontece no Lima Golf Club, em Lima, no Peru, será disputado de quarta-feira a sábado.
A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe conta com três representantes: Ivo Leão, Ana Beatriz Cordeiro e Sophia Campos.
Além de Leão, a equipe masculina será composta por Herik Machado (RS), Daniel Kenji Ishii (RJ), Gustavo Chuang (RS) e Pedro Nagayama (SP). O capitão é Octavio Villar.
Sandro Golçalves é o capitão da equipe feminina, que conta com Luiza Altmann (SP), Vitória Teixeira (RJ), Lauren Nunes Grinberg (SP) e as duas paranaenses citadas anteriormente.
Ainda compõem a delegação o delegado Paulo Cezar Pacheco, presidente da CBG, o coach Nico Barcellos, diretor técnico da entidade, e o preparador físico Paulo Mazzeu.
Na edição passada, disputada no Equador, o time masculino empatou em terceiro lugar com a Argentina, e o feminino ficou em 8º lugar.
Os atletas das equipes brasileiras contam com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da Lei Agnelo Piva, dentro do Programa de Alto rendimento da CBG.


Vem aí o 1º Reserva Open de Golfe
O Reserva Camboriú Golf Club tornou-se filiado a FPCG em dezembro de 2015, e agora, um ano após, tem a honra de convidar a todos os golfistas para participarem de seu 1º Reserva Open de Golfe.
O campo possui 6 buracos, é denominado como executive course, alternando com buracos par 3 e 4, na medida para iniciantes e com buracos desafiadores para golfistas mais experientes.
O Aberto será disputado nas modalidades Stroke Play e Stableford, com premiação aos campeões e três primeiros colocados de cada categoria. Trata-se de um torneio comemorativo que visa confraternizar os federados. Para isso, o clube irá preparar um delicioso café colonial nos dois dias de disputa, sendo que no domingo, também será oferecido um coquetel de encerramento aos participantes.
Os interessados em participar devem entrar em contato com Ana Julia pelo email [email protected], até o dia 08 de dezembro às 17h, ou até o preenchimento das 64 vagas disponíveis e enviar a ficha de inscrição com o comprovante de depósito. O torneio terá um custo de R$200 para não sócios e R$150 para sócios.


Inscrições abertas para a 5ª etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil

Os golfistas juvenis se encontram novamente em dezembro para a última competição do ano de 2016. O XXIX Campeonato Juvenil do Estado de São Paulo Masculino e Feminino acontece no Clube de Golfe de Campinas, na modalidade stroke play. A disputa está marcada para os dias 13 (treino) 14, 15 e 16 e será válida para os rankings: mundial, nacional e estadual.
O torneio irá substituir a etapa do Tour Juvenil da Federação Centro-Oeste de Golfe (Fecong), que era para ter acontecido em julho, mas foi cancelado. A Federação Paulista de Golfe foi quem sugeriu a inclusão do campeonato no calendário à Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que acatou o pedido.
Visando estimular seus federados, a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe disponibilizará um gratuitamente um transfer que sairá de Curitiba até o Clube de Golfe de Campinas, retornando, após o torneio ao seu local de origem. Os interessados no transporte deverão enviar um email para [email protected] contendo nome completo, RG e Telefone para contato. Mais informações como: horário de saída e locais de encontro será disponibilizado em breve.
Apenas lembrando que, a hospedagem é de responsabilidade de cada jogador. Os atletas que não estarão acompanhados de seus pais/responsáveis deverão ter em mãos para o check-in a autorização de hospedagem autenticada.