Informações mais claras e didáticas nos rótulos dos alimentos industrializados influenciam os consumidores na compra dos produtos. Este é o resultado de um estudo inédito no Brasil, apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo médico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), João Caetano Marchesini.

O estudo, coordenado por Marchesini juntamente com professores do curso de nutrição da Universidade Federal do Paraná e Universidade Positivo, apontou que entre 100% dos entrevistados, 89% mudaram suas escolhas no supermercado ao se deparar com um selo vermelho de alerta na embalagem do produto. Em contrapartida, apenas 11% mantiveram a decisão pela compra de um produto que não é considerado saudável.

“A inclusão de um selo de cores diferenciadas é uma ferramenta importante para a interpretação das informações contidas nos produtos alimentícios embalados ultraprocessados e influência na escolha de alimentos”, declarou Marchesini.
O médico defende que a interpretação de rótulos e informações nutricionais de alimentos embalados deve ser facilitada para que a população possa fazer escolhas autônomas, saudáveis e adequadas.
“Apresentamos um estudo cientifico que comprova a mudança na escolha das pessoas quando elas são alertadas de que determinado alimento não faz bem à saúde”, conta Marchesini.
Selo — A proposta prevê a inclusão de selos diferenciados para identificação do teor de nutrientes contidos em alimentos ultraprocessados embalados líquidos e sólidos. São quatro cores de selos que — de acordo com a quantidade de açúcares, gordura total, gordura saturada, sódio e fibras ? pode ser dourado (para um produto saudável), chegando até ao selo vermelho (que faz um alerta para o consumo).

O que deve ter no rótulo dos alimentos industrializados
Porcentual calórico dos produtos, representada segundo a ingestão diária recomendada
Conteúdo energético total do produto e não a porcentagem baseada em uma dieta diária de 2000 Kcal
Além da informação nutricional e do conteúdo energético calculado em uma porção, o número de porções do conteúdo total do produto
O selo proposto deve estar posicionado na parte da frente da embalagem
Cada produto poderá ter apenas um selo
Uma frase deve esclarecer o teor de nutrientes avaliados no produto
No rodapé do selo deverá constar a seguinte frase: O consumo excessivo de qualquer produto pode ser prejudicial à saúde.