O paranaense Euclides Gusi foi eleito nesta segunda-feira (29), presidente da Confederação Brasileira de Golfe, órgão máximo da modalidade no país, para gestão no biênio 2017-2018. Seu mandato inicia em janeiro, substituindo Paulo Cezar Pacheco, atual presidente, que completa dois mandatos de trabalho.
A chapa de Gusi foi apresentada à CBG pela Federação Paulista de Golfe, sendo composta pelos vice-presidentes Osmar da Costa Sobrinho (SP) e Octavio Villar (RS). Os conselheiros fiscais efetivos são Odecio Lenci (SP), Paulo Sergio Guedes Pacheco (RS) e Celso Luiz Pereira Mendes (SP).
Sócio do Clube Curitibano, a mais de 40 anos, pratica a modalidade a cerca de dezessete anos, foi também capitão, diretor de golfe e vice-presidente no campo onde é associado. No período em que trabalhou na Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (2015-2016) como gerente executivo buscou se profissionalizar na área de gestão esportiva, sendo atualmente capacitado a arbitrar nos torneios com certificação do Curso Nível 3 de Administradores de Torneios e Escola de Árbitros do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews.
Ciente de todos os desafios que irá enfrentar não se intimida e afirma que ele e seu time estão prontos para enfrentá-los e auxiliar no crescimento no esporte.


Gof – 7 tem seu 1º campo inaugurado em Curitiba

 Foi inaugurado, nesta segunda-feira, 30, o 1º campo de Golf-7, modalidade criada no Paraná para a o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. O evento aconteceu na Escola Especial Fenix, em Curitiba, e contou com a presença de representantes do golfe paranaense e de diversas escolas que participam do projeto. Logo após a abertura do novo campo, deu-se início ao 1º Campeonato Paranaense de Golf-7.
O dia foi marcado por muita alegria e descontração. As 14 escolas presentes receberam seus novos kits, compostos por uma bolsa,  tacos, bolas e tees profissionais, que serviram para a disputa do campeonato e, a partir de agora, vão fazer parte do material das escolas, facilitando a prática da atividade.
O Campeonato Paranaense aconteceu de duas maneiras – por buraco ou por tacada. No caso da disputa por buraco, todos os jogadores (de dois a quatro) saem ao mesmo tempo da base, ao apito do árbitro, e vence aquele que acertar a bolinha no buraco antes. O processo é repetido em cada um dos sete buracos do campo e no final, ganha quem tiver a melhor média. Já na disputa por tacadas, assim como no golfe tradicional, vence quem finaliza com o menor número de tacadas.
O campo da Escola Fênix foi o primeiro de quatro que ainda serão inaugurados ao longo dos próximos meses graças ao patrocínio das empresas: Mili, Servopa, Condor, Usaçucar e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O Golf-7
A modalidade foi criada em 2005 pela professora de educação física Fátima Alves da Cruz. Foi ela quem enxergou nas características do golfe um caminho para o desenvolvimento de seus alunos. Com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe conseguiu a expansão deste projeto.
Atualmente a modalidade é aplicada com frequência nas escolas especiais, que passaram a participar até de grandes eventos esportivos como o PARAJAPS – Jogos Abertos do Paraná –, que acontecem neste final de semana no Parque Barigui, em Curitiba. A disputa tanto dentro das escolas quanto nos torneios, é sempre comandada por um profissional de educação física.
Em 2016 o Golf-7 completa 11 anos sendo que, neste período, o golfe já entrou para a vida de milhares crianças e transformou-se em uma ferramenta de sociabilização, possibilitando o desenvolvimento destes praticantes por meio dos valores do esporte, como: respeito, paciência, foco e coordenação.


Vem aí o 1º Reserva Open de Golfe
O Reserva Camboriú Golf Club tornou-se filiado a FPCG em dezembro de 2015, e agora, um ano após, tem a honra de convidar a todos os golfistas para participarem de seu 1º Reserva Open de Golfe.
O campo possui 6 buracos, é denominado como executive course, alternando com buracos par 3 e 4, na medida para iniciantes e com buracos desafiadores para golfistas mais experientes.
O Aberto será disputado nas modalidades Stroke Play e Stableford, com premiação aos campeões e três primeiros colocados de cada categoria. Trata-se de um torneio comemorativo que visa confraternizar os federados. Para isso, o clube irá preparar um delicioso café colonial nos dois dias de disputa, sendo que no domingo, também será oferecido um coquetel de encerramento aos participantes.
Os interessados em participar devem entrar em contato com Ana Julia pelo email [email protected], até o dia 08 de dezembro às 17h, ou até o preenchimento das 64 vagas disponíveis e enviar a ficha de inscrição com o comprovante de depósito. O torneio terá um custo de R$200 para não sócios e R$150 para sócios.


5ª etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil
Os golfistas juvenis se encontram novamente em dezembro para a última competição do ano de 2016. O XXIX Campeonato Juvenil do Estado de São Paulo Masculino e Feminino acontece no Clube de Golfe de Campinas, na modalidade stroke play. A disputa está marcada para os dias 13 (treino) 14, 15 e 16 e será válida para os rankings: mundial, nacional e estadual.
O torneio irá substituir a etapa do Tour Juvenil da Federação Centro-Oeste de Golfe (Fecong), que era para ter acontecido em julho, mas foi cancelado. A Federação Paulista de Golfe foi quem sugeriu a inclusão do campeonato no calendário à Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que acatou o pedido.
Visando estimular seus federados, a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe disponibilizará um gratuitamente um transfer que sairá de Curitiba até o Clube de Golfe de Campinas, retornando, após o torneio ao seu local de origem. Os interessados no transporte deverão enviar um email para [email protected] contendo nome completo, RG e Telefone para contato. Mais informações como: horário de saída e locais de encontro será disponibilizado em breve.
Apenas lembrando que, a hospedagem é de responsabilidade de cada jogador. Os atletas que não estarão acompanhados de seus pais/responsáveis deverão ter em mãos para o check-in a autorização de hospedagem autenticada.