Neste fim de semana, de sexta (9) a domingo (11), a cidade da Lapa irá realizar um evento que promete entrar para a história. A gastronomia será o pano de fundo para resgatar a cultura lapeana, consolidar a Lapa como destino turístico gastronômico e contribuir para a capacitação dos funcionários dos restaurantes da cidade. O evento tem curadoria da jornalista Jussara Voss, que intermediou os contatos e orientou as escolhas dos profissionais, os menus assinados pelas duplas a fim de garantir a autenticidade de ingredientes e preparos. Ela defende a ideia do Turismo de Experiência e, ao lado da Prefeita Leila Klenk, participa de uma cerimônia que irá declarar patrimônio imaterial da cidade dois pratos típicos: a Quirera e o Feijão Tropeiro.

Vou fazer um panorama sobre as mudanças na gastronomia nos últimos anos, abordar a importância da realização de festivais como esse para promoção do turismo e falar sobre a relevância do tombamento da Quirera e do Feijão Tropeiro, conta. A jornalista também faz uma análise sobre a proposta de cada dupla formada pelos Chefs Ivan Lopes, Lênin Palhano e Gabriela Carvalho que irão cozinhar a quatro mãos com os Chefs, Adhemar Dietrich (Restaurante Casarão), Sissa Azambuja (Espaço Único) e Reinhard Pfeiffer (Restaurante Expedito), respectivamente.

Os três menus serão oferecidos ao preço único de R$ 42. Vinícius Lacerda, presidente da Associação Gastronômica Sabores da Lapa, conta que um dos grandes objetivos do evento é a valorização do produtor rural. Fizemos um mapeamento da produção orgânica da cidade para que esta fosse a base dos pratos produzidos no restaurante durante o Festival, reforça.

No sábado à tarde, na Praça General Carneiro, a Chef Rosane Radecki vai preparar seu Pão no Bafo, receita tombada como Patrimônio Histórico Imaterial de Palmeira, e contar sobre o trabalho que vem desenvolvendo em prol da popularização do prato. Rosane também ministrará o workshop Gastronomia, Cultura e Sustentabilidade, em frente ao Teatro São João, às 14h30.

Segundo Jussara Voss, a Lapa também tem sua versão do Pão no Bafo, é o Klösse, um dos destaques do menu de Ivan. A diferença desse preparo, que será servido como Entrada, é que a massa de pão é cozida e depois frita na banha de porco e recheada com ragu, detalha.

Um dos melhores Chef Pâtissier do Brasil, Fabiano Marcolini, também atuou nos bastidores do primeiro Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa. De acordo com a curadora Jussara Voss, Marcolini foi procurado para contribuir com a capacitação dos atores da gastronomia local. O Chef abrirá a cozinha de sua confeitaria, hoje, às 14h, para receber representantes de duas panificadoras da cidade histórica, Zeni e Fachini. Ele cedeu duas receitas para serem repetidas nos estabelecimentos e feiras gastronômicas da cidade, uma cuca e um tipo de chineque preparado com frutas orgânicas.

A primeira edição do Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa, assinado pela Associação Gastronômica Sabores da Lapa, terá ainda como atração tendas de produtos orgânicos e degustação de cervejas artesanais. No sábado a programação do evento começa às 9h e encerra às 20h, na praça. No domingo o evento tem início às 11h e termina com música às 20h. Entre as atrações musicais, no sábado, o público poderá as apresentações da banda Blues in Lapa (15h30), In the Rosemary Dreams (16h30) e Milk´n Blues (18h). No domingo, além de uma apresentação de Congada, marcada para às 15h20, em frente ao Teatro São João, o público da praça segue com a apresentação da banda Gringo´s Washboard Band (16h), Killer Jack (18h) e Dj (20h).

Confira os menus e informações de serviço de cada casa no site: www.festival dalapa.com.br



Canadá: oitavo destino mais procurado para estudos

CANADÁ: DESTINO EM ALTA PARA INTERCÂMBIO
Muito tem se falado no Canadá como opção para intercâmbio. E a procura aumentou desde que o governo daquele país anunciou a flexibilização do visto de turista para brasileiros a partir de maio de 2017, para quem quer passar até seis meses passeando ou estudando. A liberação do visto vale para os brasileiros que já tiveram visto canadense antes ou para os que têm o documento americano válido e já tenham entrado pelo menos uma vez nos Estados Unidos, o que facilita a parte burocrática do intercâmbio, agilizando o processo, explica a diretora da World Study Curitiba (www.worldstudy.com.br), Roberta Salles.

Viajar para o exterior cria diversas oportunidades de estudos e, para o Canadá, algumas ainda maiores, como Ensino Médio ou cursos de curta duração, além de graduação ou pós-graduação. Segundo informações divulgadas pelo Consulado Geral do Canadá de São Paulo, o país é, pelo oitavo ano consecutivo, o destino mais procurado pelos brasileiros para estudar inglês e o segundo preferido para francês. O fato do país ser bilíngue é um grande atrativo para quem busca a fluência nos dois idiomas.

O destino também chama atenção pelo diversos cursos nos institutos tecnológicos (Colleges) ou nas escolas politécnicas. Os Colleges são famosos pois são preparados para capacitar os estudantes ao mercado de trabalho com cursos de bacharelado e especialização de curta e média duração. Vale ressaltar ainda que o país sedia algumas das principais escolas de negócios do mundo, reconhecidas no mercado e por rankings como o Global de MBA 2015 do Financial Times, que classificou seis escolas canadenses entre as 100 melhores do mundo. O Canadá é uma ótima opção e tem muito a oferecer aos estudantes brasileiros. É um país também que sempre tem ótimas oportunidades de trabalho, além de ser muito hospitaleiro, diz Roberta.

Se nada ainda do que foi citado convence pela escolha do país, vale dizer que desde 1994, o Canadá é reconhecido, de acordo com as Nações Unidas e pela Economist Intelligence Unit, como um dos dez melhores lugares para se viver no mundo. Além disso, Vancouver, Toronto e Montreal foram reconhecidas como cidades modelo para se viver e trabalhar. Pontos como limpeza, segurança, atividades culturais e estilo de vida se destacam positivamente para quem lá vive, finaliza Roberta.

Mais informações sobre intercâmbio no Canadá podem ser obtidas na World Study (Avenida Sete de Setembro 4698 – Sala 208 – Batel – Tel: 41 3779-3536).


NOTAS

Sustentabilidade na rede Mabu
A Rede Mabu Hotéis & Resorts (www.hoteismabu .com.br) lançará hoje, às 19h, a primeira edição de seu Relatório de Sustentabilidade. O documento relata as ações desenvolvidas e os resultados alcançados em 2015 com a implantação da Política de Gestão de Sustentabilidade no resort da Rede, em Foz do Iguaçu. Com foco no controle de recursos hídricos, recursos naturais (energia, gás e água), resíduos sólidos, segurança e em ações voltadas à responsabilidade social e ambiental, o Mabu Thermas Grand Resort alcançou resultados favoráveis desde que iniciou a gestão sustentável de todas as suas atividades. O relatório aponta, por exemplo, o uso de 100% de lâmpadas de led, a redução de até 30% no consumo de energia e o tratamento de 100% das águas residuais por meio de estação de tratamento própria.

Tributo aos Beatles
Na condição de ponto turístico de Curitiba, o Hard Rock Café (www.hardrock .com/curitiba) recebe em seu palco nesse domingo (11), às 20h, o show da Beatles Abbey Road. O espetáculo já foi visto por mais de 2 milhões de pessoas no Brasil e exterior. Por três anos consecutivos, a atração foi considerada a melhor banda cover de Beatles do mundo. O brilhantismo do show foi, inclusive, chancelado por George Martin, ex-produtor musical da banda, com a frase: Não é cover, é Beatles. O show será destaque na programação do Live Music, projeto que tem por objetivo movimentar o palco da casa. Para conferir a atração não é necessário comprar ingresso antecipado. O valor do couvert artístico, no valor de R$15,00, será acrescentado na comanda. Informações pelo telefone: 41. 3044-0144

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******