A Vigilância Sanitária Municipal, em trabalho conjunto com a Polícia Civil, apreenderam mais de 5 toneladas de carne suína na região nesta segunda-feira, 12. A ação começou na sexta-feira (9) com a interdição do local e foi finalizada nesta segunda-feira com a verificação de todos os produtos. Na sequência foi feita a apreensão e inutilização do material.

A distribuidora de carne era inspecionada pelo Serviço de Inspeção do Paraná e realizava a entrega do alimento nas redes de mercado de todo o Estado. Os produtos foram encontrados com data de validade vencida e sem identificação de fabricação. A fiscalização inicial era por suspeita de abate clandestino.

Inicialmente fomos acionados para fiscalizar uma denúncia de abate clandestino, mas chegando no local não encontramos esta realidade, mas sim a falta de organização e falta de controle de produção. Algumas carnes podendo ser caracterizadas como fraude ao consumidor, comenta a coordenadora da Vigilância Sanitária, Angela Pauli.

A Vigilância Sanitária Municipal já tomou as medidas administrativas, realizando o Boletim de Ocorrência e abrindo processo administrativo contra a empresa. Depois de concluído ela poderá receber advertência ou ser multada.

A carne foi descartada através pela empresa Ponta Grossa Ambiental, os inspetores sanitários presenciaram o descarte.

Fique Alerta

No final de ano aumenta o número de ocorrências e denúncias sobre a procedência das carnes e abate clandestino. Em reunião no início do mês com a Polícia Militar, delegado chefe da 13ª Subdivisão Policial, veterinários, representante da Vigilância Sanitária Municipal, membros da sociedade rural e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária foi solicitado o reforço nas ações para combater situações como esta e ficar sempre em alerta.

Você também pode denunciar
O consumidor é o primeiro fiscal, para isto é importante comprar os produtos em locais que tenham a licença sanitária, ela deve estar visível e pode ser cobrada a qualquer momento pelo comprador. Ele tem o direito de reclamar sobre o material que está adquirindo e exigir um produto de qualidade, comenta o inspetor sanitário, Patrick Westphal.
As denúncias podem ser feitas através da Praça de Atendimento na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e pela Ouvidoria da Saúde, pelo número 0800-643-9595