Todas as pessoas que estiverem presentes em mais uma Tocata de Natal do BPTran ficaram emocionadas com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar que interpretou canções natalinas e clássicos de fim de ano, além de músicas populares. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (14/12) na sede do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba (PR), e reuniu militares estaduais, familiares, convidados e a comunidade.

A tocata, que ocorre desde 2011, tornou-se um evento tradicional aberto à população. O espetáculo, com duração de 1h30min, aconteceu no pátio da unidade. Vejo este evento com grande importância, pois é o momento em que as pessoas têm a oportunidade de interagir com os policiais militares. Queremos fazer parte da comunidade e hoje, além de ouvir uma boa música, tivemos um ambiente bem gostoso e familiar, disse o Comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza.

A Banda de Música da PM apresentou as músicas Festival Fanfare For Christmas; Happy Holiday/ White Christmas; C’Est Noel; I Want To Break Free; Eighties Flashback; O sole mio; A Jazzy Christmas; Tributo a Dominguinhos; Deep Purple Medley; The March of Kings; Ó noite Santa e Como é Grande o Meu Amor por Você. Nosso repertório foi bem eclético, buscando agradar à todos. Para nós é muito gratificante estar aqui, o público comparece e reconhece o nosso trabalho, destaca o maestro da banda, sargento Reinaldo de Lima Franco.

O evento contou com a presença de moradores da região e convidados, como foi caso do secretário da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antônio Carlos Bonetti, que estava acompanhado da sua família. Para nós foi um presente estar aqui hoje. A apresentação foi muito bem organizada e bonita. Este é um momento especial no ano e foi um prazer ouvir a banda de música. Espero que para o próximo ano possamos fazer parcerias e amenizar as dificuldades que são geradas pela violência no trânsito, afirmou.

Segundo o morador do bairro, Daniel Antônio da Fonseca, que foi ao evento com sua esposa, o espetáculo é aguardado por todos que ficam ansiosos para verem de perto a Banda de Música da PM que é reconhecida em todo o país. Todo ano venho assistir a apresentação, onde as pessoas se reúnem em um clima de confraternização. Esta momento é muito importante para toda a população, alegrando o coração de todos e aproximando as pessoas, ressaltou.

Muitos policiais militares aproveitaram o momento para mostrar aos familiares e amigos um pouco do trabalho que desenvolvem no dia a dia, como foi o caso da aluna do Curso de Formação de Soldados (CFSd) do BPTran, Dariane de Oliveira Santos, que foi acompanhada de Maikel Antunes de Sá, que é técnico de vendas e viu a apresentação pela primeira vez.

Acho uma atitude muito boa da Polícia Militar, pois é uma maneira de ficar mais próximo da população e trazer as pessoas para dentro do batalhão para interagir com policiais. Com essas ações a PM mostra que não está aqui apenas para combater o crime, mas também para ajudar as pessoas, lembrou Maikel. Esta interação com a população fará a diferença durante nosso trabalho na rua, acrescenta Dariane.

O BPTran é uma das unidades especializadas da Polícia Militar que atua no policiamento de trânsito urbano e tem por objetivo assegurar o cumprimento da lei, proporcionando segurança e fluidez para todos que utilizam o trânsito. A tradicional Tocata de Natal é um dos eventos do batalhão que visam a proximidade e a interação com a população.