A Forrest Brasil Tecnologia, empresa que conta com uma aliança tecnológica com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) no projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de controle natural do mosquito Aedes aegypti, é a mais nova ingressante na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). A empresa assinou o contrato de incubação na sexta-feira.

O projeto de PD&I é inédito e busca produzir e liberar na natureza machos estéreis do mosquito transmissor do Aedes aegypti. Com o projeto, a tendência é que haja a queda da incidência do mosquito em até 90%, com redução significativa de registros de casos de doença como a dengue, a zika e a chikungunya.

Os mosquitos estéreis competirão na natureza com os mosquitos selvagens, o que acarreta na consequente redução da proliferação do mosquito, inclusive das fêmeas, que são as transmissoras das doenças.

No início do projeto é feita a coleta de ovos do mosquito. Depois, os ovos eclodem produzindo os mosquitos machos que são levados para o laboratório, onde recebem uma alimentação com produtos que garantem sua esterilidade. Estéreis, os mosquitos são soltos em um voo rasante em um avião que vem dos EUA somente para o projeto-piloto.