Estima-se que haja 2 milhões e meio de casos de Sepse por ano no Brasil e, desse número, cerca de 250 mil pessoas morrem anualmente. A Sepse mata mais que o câncer e lidera o número de mortes em praticamente todos os países do mundo. A Sepse mata uma pessoa a cada 1 minuto e meio e o mais incrível é que 8 em cada 10 pessoas no mundo sequer conhece a palavra Sepse. 

Tragédia e inovação
Após a morte de sua filha aos 18 dias de vida de sepse, o analista de sistemas Jacson Fressato decidiu criar um robô capaz de identificar pacientes com o perfil para desenvolver tal doença. Segundo o Instituto Latino Americano da Sepse (Ilas), 600 brasileiros morrem por dia com a infecção generalizada. Eu sempre me imaginei com esposa, filhos, casa, o pacote completo. Não pude ter nada disso. Mas, se eu só me lamentasse, estaria perdido., diz Jacson, que apelidou a invenção com o nome de Laura.

Inspiração empreendedora
Após a morte da filha, Fressato prometeu fazer algo para evitar outras mortes. Eu senti um chamado quase espiritual. Lembrei de um ditado que diz que caridade não é doar metade do que você tem, mas sim doar metade da sua respiração, conta. Conforme pesquisas, a sepse ocorre quando o corpo tem uma reação exagerada a uma infecção. O paciente pode não resistir caso os sintomas não sejam identificados rapidamente.

Inteligência artificial a serviço da vida
A tecnologia por trás do robô Laura, que faz uso de inteligência artificial, é composta por 263 softwares que analisam os riscos do paciente desenvolver a doença. Em um primeiro momento, é criado um mapa de risco, em que reúne os dados vitais do paciente por meio de exames e prontuários inseridos no sistema. Caso houver risco, o programa gera alarmes e manda sinais para televisões instaladas nos pontos de enfermagem. O tempo médio de atendimento é também analisado: caso o tempo ultrapasse três ou quatro horas, o robô começa a mandar mensagens de texto para os celulares da equipe médica.

Além do próprio dinheiro, teve investidor ‘anjo’
Para desenvolver o sistema, Jacson vendeu carro, casa e tirou dinheiro do bolso. Segundo o jornal, foi preciso quase R$ 1 milhão – valor dividido entre ele e um investidor-anjo – para a criação do robô Laura. O robolaura detecta precocemente um possível caso de Sepse, ajudando médicos e enfermeiros a salvar muitas vidas.
O Sonho de Laura é reduzir as mortes por Sepse no Brasil em 5% até 2020.

Doação do projeto aos hospitais filantrópicos. Participe!
Para que esse sonho se realize, a Laura Networks doará o robolaura para todos os hospitais filantrópicos do Brasil. Entretanto, estes hospitais precisam da sua ajuda para financiar os custos da implantação. Se a equipe de assistência for avisada precocemente sobre um paciente com Sepse, é possível salvar mais de 12 mil vidas por ano no Brasil.
www.sonhodelaura.com.br|https://www.facebook.com/sonhodelaura/?fref=ts
www.lauranetworks.com|https://www.kickante.com.br/sonhodelaura


Curtas

* Mudanças na formação de condutores devem ser anunciadas em 2017. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deve apresentar, em 2017, mudanças na formação de novos motoristas. As novas exigências estão em discussão na Câmara Temática de Educação para o Trânsito, Formação e Habilitação de Condutores. Conforme o coordenadoria de educação do Denatran, uma proposta de texto deve ser finalizada.

 

 

 

* Livro: Inteligencia Visual. Inteligência visual é a capacidade de ver o que está lá e os outros não veem; ver o que não está lá e deveria estar; ver os pontos positivos e os negativos, as oportunidades e as vantagens. É um conjunto de habilidades que todos nós possuímos, mas poucos sabem como usar corretamente. Com base em seu celebrado e inovador método de análise de obras de arte, Amy Herman nos mostra como aprimorar nossa capacidade de observar, perceber e comunicar melhor o que vemos. Autor: Amy Herman. Editora Zahar.

 

 

 


FRASE

Não importa o quão rápido você anda, mas a força de vontade para nunca parar

(Confúcio)


   

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br