Começar 2015 incluindo entre as suas metas ações mais sustentáveis e que possam contribuir para um meio ambiente equilibrado e para a qualidade de vida é uma excelente iniciativa. E por que não começar agora? Para ajudar os leitores, a Coluna Conteúdo Sustentável traz algumas dicas para que o seu ano siga a linha da sustentabilidade.

Dicas
Ao comprar, prefira artigos sustentáveis e com o menor número de embalagens. Dê preferência às marcas e lojas preocupadas com as questões ambientais. Rejeite as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos. Leve sua própria sacola quando for às compras de Natal, feira ou supermercado. Compre localmente, evitando deslocamento ao ir às compras e evitando a emissão de gás carbônico na atmosfera. E lembre-se: ser sustentável é ajudar a reduzir o impacto ambiental sobre o planeta e garantir uma vida melhor em sociedade.

Cuidados com fogos de artifícios para não estragar o Reveillon
No fim do ano, principalmente no dia 31 de dezembro, véspera de ano novo, aumenta o número de pessoas queimadas por manipularem inadequadamente fogos de artifício. Em locais de grande movimentação, os cuidados com os fogos de artifício devem ser redobrados, como a areia da praia. O Corpo de Bombeiros orienta que não se deve explodir fogos na praia porque com o vento há risco de atingir alguém. Os pais também tem que ter atenção redobrada com as crianças, que nessa época costumam manusear fogos de artifício que não estouraram, mas podem machucar. Em caso de queimaduras, deve-se lavar o local com água corrente e enrolar em um pano ou toalha limpa. Dependendo da extensão da queimadura, é preciso procurar um médico imediatamente.

Dicas do corpo de bombeiros

  • Quem for manusear os fogos de artifício não deve ingerir bebidas alcoólicas.
  • Não permitir que crianças manuseiem os fogos.
  • Sempre comprar em lojas com o certificado do Corpo de Bombeiros e com a liberação da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam).
  • Não segurar os fogos de artifício com as mãos: prender o rojão em uma armação, cerca ou muro e não ficar próximo na hora de acender.
  • Sempre que possível adquirir os fogos que estão equipados com bases de apoio ou suportes para serem instalados e disparados do chão.
  • Evitar soltar os fogos na mão, sempre usando extensores, suportes e luvas.
  • Ler e seguir as instruções nos rótulos das embalagens.
  • A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros.
  • Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavil e evitar acidentes e leve na loja em que comprou para trocá-los.
  • Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso a fumantes.

Vai para a praia?
Fique atento a sinalização do Instituto Ambiental do Paraná e tome banho de mar apenas nos locais onde a bandeira estiver da cor verde. Se a bandeira estiver vermelha, significa que a água está poluída. Este ano o IAP irá monitorar 47 pontos para banho nos 90 quilômetros de orla do Litoral do Paraná. Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide. Também é importante que o veranista verifique a ligação de esgoto da sua casa de verão com a rede coletora do município, garantindo que ele seja destinado corretamente, sem causar contaminações. A partir do dia 20 de dezembro o IAP passa a divulgar semanalmente a qualidade da água nas praias do Paraná. Basta acessar www.iap.pr.gov.br

Oficina de fotografias com ênfase no meio natural
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos irá promover oficinas de fotografia no Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos.
O objetivo é sensibilizar o público sobre o meio ambiente no Litoral, percebendo os ecossistemas e as ações do homem por intermédio da fotografia e valorizando os espaços legalmente instituídos, os parques estaduais. Serão realizadas duas oficinas por semana (quartas-feiras e quintas-feiras), das 15h às 17h. Serão disponibilizadas 15 vagas por oficina e as aulas serão ministradas por um fotógrafo profissional e especialista em meio ambiente.

 

Ceres Battistelli, é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.