O calor dos últimos dias e a proximidade do feriado de Carnaval exigem atenção especial da população no combate à dengue. Antes de viajar as pessoas devem vistoriar suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. O objetivo é evitar que criadouros do mosquito se formem no período de ausência dos moradores.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, medidas simples podem prevenir uma dor de cabeça maior no retorno da viagem. É importante que se faça uma vistoria geral na residência, removendo potenciais criadouros. Quinze minutos são suficientes para deixar a casa livre de focos do mosquito, explicou. 

Outra preocupação é em relação ao lixo deixado pelos foliões durante os dias de festas. Copos plásticos, latas, garrafas e outros objetos descartados na rua são um prato cheio para que o mosquito da dengue deposite seus ovos. Não podemos dar chances aos Aedes aegypti. Todo cuidado é pouco, disse o coordenador da Sala de Situação da Dengue, Zika e chikungunya, Raul Bely.

O verão é a estação do ano que mais concentra casos de dengue no Paraná. As temperaturas mais quentes favorecem a proliferação do mosquito, pois aceleram o ciclo reprodutivo do inseto. Os ovos eclodem mais rápido, o que aumenta também a quantidade de mosquitos em circulação. Com a ocorrência de chuvas, o risco cresce ainda mais.

NÚMEROS – Desde agosto de 2016, 518 casos de dengue foram confirmados no Estado. O número é quatro vezes menor do que o registrado no mesmo período passado (ago/2015 a fev/2016). Além disso, nenhuma morte foi confirmada até agora. Houve também uma redução significativa no número de casos graves.

Para o coordenador da Sala de Situação, os dados mostram que o Paraná vive uma realidade diferente de anos anteriores, mas o momento ainda é de alerta. A condição climática é favorável e temos a presença do mosquito em praticamente 80% das cidades do Estado. São motivos mais do que suficientes para reforçarmos as ações de prevenção, sobretudo nesta época mais crítica, declarou Bely.

O boletim informativo divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria Estadual da Saúde traz ainda a confirmação de dois casos autóctones de dengue na cidade de Curitiba. Isso significa que os pacientes contraíram a doença na própria Capital. O relatório mostra também que, desde agosto de 2016, o Estado já contabiliza 13 casos de febre chikungunya e três casos de zika vírus.