Vice-líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) reclamou ontem que o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), teria chamado prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amssulpar), e recomendado que eles o desindicassem como parlamentar que os representassem na intermediação de obras, projetos e recursos do Executivo estadual para suas cidades. Bakri e Rossoni têm base eleitoral na região. Cada prefeito indica um ou dois deputados para representar o município (perante com o governo). Ele pediu que tirassem a indicação de meu nome. E que não sairia mais nada se tivesse, relatou o deputado do PSD.

Divergência
Bakri confirmou que ele e o chefe da Casa Civil têm uma divergência histórica localizada. Mas não para chegar a esse nível. Ele quer me enfraquecer politicamente. Não sei qual é a motivação. Eu sou vice-líder do governo, e não estou entendendo essa prática dele. Não sei se é por conta do momento difícil que ele vive. Não sei se tem alguma ligação pelo fato de eu ser presidente da comissão de Educação (da Assembleia), afirmou.

Tricas e futricas
O líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), tentou por panos quentes no conflito entre Bakri e o secretário. Quando há divergências políticas insuperáveis, nós temos que conviver com isso, afirmou, garantindo que o parlamentar do PSD integra a base governista, e atribuindo a desavença entre ele e o chefe da Casa Civil a tricas e futricas.

Concurso
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) revogou a medida liminar que suspendeu o concurso da É-Paraná Comunicação, que deveria ter acontecido no dia 03 de abril de 2016. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da empresa de comunicação do governo do Paraná, Glaucio Galize. A decisão do TCE considerou os documentos apresentados pela É-Paraná, que cancelou o antigo edital e formulou um novo, que já passou pelo comitê de política salarial do governo do Estado e encontra-se no comitê de empresas estatais.

Reembolso
A previsão inicial é que o novo edital retorne para a É-Paraná na primeira quinzena de março e que, de acordo com o novo cronograma, prevê que o processo seletivo deva acontecer até a primeira quinzena de maio. Os candidatos que se inscreveram para o concurso anterior poderão aproveitar a taxa de inscrição já paga e reconfirmar sua participação. Caso não haja interesse, o candidato pode solicitar o reembolso do valor utilizado na inscrição.

Devedores
A prefeitura de Rio Branco do Sul (região metropolitana de Curitiba) vai ter que explicar, ao TCE, no prazo de 15 dias, por que não cobrou R$ 59,5 milhões de seus devedores. O valor refere-se a 70 certidões de débito, emitidas pelo tribunal em favor dp município. Essas certidões devem agora ser apresentadas à corte pelo Executivo municipal, juntamente com a explicação sobre o motivo da negligência no envio de informações sobre a cobrança dos débitos.

Omissão
A determinação foi expedida pelo conselheiro Fernando Guimarães. Ele destacou que o Executivo municipal está omisso quanto a informações sobre a cobrança dos débitos por muito tempo, sendo possível que não tenham sido adotadas as medidas para reaver ao cofre do município os cerca de R$ 60 milhões a que tem direito. Segundo técnicos do tribunal, todos os títulos sob responsabilidade de Rio Branco do Sul estão enquadrados na situação de omissos.